Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Forças de Segurança prendem homem suspeito de matar o próprio filho na zona norte de Manaus

As equipes integradas trabalharam mais de 30 horas ininterruptas até a prisão do suspeito...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
24/01/2026 às 17h06
Forças de Segurança prendem homem suspeito de matar o próprio filho na zona norte de Manaus
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

As equipes integradas trabalharam mais de 30 horas ininterruptas até a prisão do suspeito

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
FOTOS: Tiago Corrêa/Secom; Divulgação/PC-AM

Após uma mobilização de pouco mais de 30 horas das forças de Segurança do Amazonas, Fernando Batista de Melo, de 48 anos, foi preso em uma área de mata da avenida Esther Lanna, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, na madrugada deste sábado (24/01). O homem é o principal suspeito pela morte do filho, uma criança de três anos, ocorrida na noite da última quinta-feira (22/01) no bairro Cidade de Deus, zona norte da capital.

A integração das forças de Segurança, que se mobilizaram para localizar o suspeito de um crime que gerou grande repercussão e comoção popular, foi fundamental para o êxito da operação.

“É importante frisar que a integração dos órgãos de Segurança Pública gera o resultado mais rápido. Conseguimos empregar nesse curto tempo o helicóptero do DIOA (Departamento Integrado de Operações Aéreas do Amazonas), o sistema Paredão, conseguimos acionar todas as células de inteligência do nosso Estado para trabalhar em conjunto com as polícias Civil e Militar para, de uma maneira rápida, fazer a captura (do suspeito)”, enfatizou o secretário executivo de Operações, da Secretaria de Segurança Pública, André Ribeiro.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Tiago Corrêa/Secom; Divulgação/PC-AM

De acordo com informações do subcomandante geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Thiago Balbi, desde o acionamento da polícia para o local do crime, as equipes se mobilizaram para localizar o suspeito.

Guarnições da 16ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Força Tática, Comando de Policiamento de Área (CPA) centro-sul e centro-oeste, Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (GRAER) e a Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) começaram a fazer o cerco no local indicado por denúncias de populares, que deram características semelhantes às de Fernando, bem como dados do GPS da motocicleta utilizada por ele no momento da fuga, que foi abandonada na área do bairro Planalto.

Diante dessas informações, as polícias Civil e Militar, além de equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), intensificaram as buscas e definiram pontos estratégicos de saída da área de mata densa.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Tiago Corrêa/Secom; Divulgação/PC-AM

“Como o cerco foi mantido e houve ali um apoio muito grande das tropas da Polícia Militar, onde permaneceu a noite toda lá, os policiais tinham a metodologia para fazer o patrulhamento e entrar na mata e procurar alguns vestígios, houve a prisão desse indivíduo por volta de 1h30 da manhã pelas equipes da 16ª Cicom”, explicou.

O suspeito chegou a afirmar que estava praticando atividade física no momento da abordagem, na tentativa de induzir os policiais ao erro, mas logo depois afirmou a identidade, sem resistir à prisão.

Segundo as investigações da Polícia Civil, a mãe da vítima havia terminado o relacionamento de quatro anos com Fernando em dezembro do ano passado, mas ele não aceitava o fim da união e passou a faltar financeiramente com a vítima e outra criança, ambos frutos do relacionamento.

A mulher, então, pediu para que o pai de Fernando conversasse com ele. Na tarde do dia 22 de janeiro, o suspeito foi até a casa da ex-companheira com uma faca, fazendo ameaças. No mesmo dia, por volta das 18h, Fernando foi até a casa do pai, onde a criança de três anos estava, e disse que daria banho no filho. A demora no banheiro gerou preocupação no pai de Fernando, que começou a insistir que o filho abrisse a porta, momento em que se deparou com o crime.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Tiago Corrêa/Secom; Divulgação/PC-AM

“Ele foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios e, chegando lá, se reservou o direito ao silêncio, e a investigação vai seguir. Tem algumas provas para serem analisadas, documentadas, e a partir dessas provas possivelmente ele vai ser indiciado por homicídio triplamente qualificado, pelo motivo torpe, pela impossibilidade de defesa da vítima, e pelo meio cruel”, explicou o delegado-adjunto da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Adanor Porto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários