Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Porto Velho celebra sua história, identidade e evolução neste sábado (24)

Comemorações destacam as conquistas do presente, sem esquecer a coragem e a determinação dos pioneiros.

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
24/01/2026 às 05h05
Porto Velho celebra sua história, identidade e evolução neste sábado (24)
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

Comemorações destacam as conquistas do presente, sem esquecer a coragem e a determinação dos pioneiros

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Às margens do majestoso rio Madeira, que serpenteia como guardião do tempo e testemunha ocular de um feito memorável, Porto Velho guarda a memória viva de sua própria história. E nesse dia 24 de janeiro, data que marca a instalação do município, a cidade celebra muito mais do que um acontecimento histórico, mas também a coragem, o sonho e a determinação de um povo que transformou desafios em oportunidades.

Léo Morais destacou que celebrar o dia 24 de janeiro significa reconhecer a trajetória de crescimento de uma cidade que se consolidou como a capital e o coração de Rondônia
Léo Morais destacou que celebrar o dia 24 de janeiro significa reconhecer a trajetória de crescimento de uma cidade que se consolidou como a capital e o coração de Rondônia

Para o prefeito Léo Moraes, a instalação de Porto Velho representa o nascimento de uma identidade construída entre as riquezas naturais, diversidade cultural e a força do trabalho dos ‘destemidos pioneiros’. “Nossa cidade, desde os seus primeiros passos, cresceu acompanhando o ritmo do rio Madeira e a construção da Madeira-Mamoré. Assim, tornou-se um ponto de encontro de culturas, saberes e histórias que moldam o nosso presente, mas valorizam o passado”, pontuou.

O prefeito destacou ainda que celebrar o dia 24 de janeiro também significa muito mais que relembrar um acontecimento histórico, mas acima de tudo reconhecer a trajetória de crescimento de uma cidade que se consolidou como a capital e o coração de Rondônia.

Além disso, a data significa valorizar cada conquista alcançada ao longo desses 111 anos e, como gestor, reafirma o compromisso com um futuro pautado no desenvolvimento, na inclusão e na preservação de sua história. Nesse sentido, destaca a volta da Locomotiva nº 18, da Litorina e o retorno dos passeios de barcos a partir do complexo Madeira-Mamoré, entre outras que valorizam a nossa cultura, história e identidade.

HISTÓRIA VIVA

Sérgio Mota disse que a celebração dos 111 anos da cidade é um marco histórico
Sérgio Mota disse que a celebração dos 111 anos da cidade é um marco histórico
O Servidor público municipal Sérgio Mota, nascido no Triângulo, o primeiro bairro de Porto Velho, disse que a celebração dos 111 anos da cidade é um marco histórico e significa muito para ele e sua família, também pelo fato da filha dele ter se casado no complexo da Madeira-Mamoré.

“É um privilégio ver Porto Velho recebendo visitantes e saber que eles podem entender como tudo funcionava há 111 anos atrás. A história de Porto Velho e da Madeira-Mamoré está viva neste complexo. É um local lindo e maravilhoso para quem chega e deseja conhecer. Os 111 anos são um marco muito importante, especialmente para mim, que sou daqui. Sou muito grato por isso”, afirmou.

TERRA MARAVILHOSA

Enfermeira Cátia Carolina Rodrigues, também filha de Porto Velho
Enfermeira Cátia Carolina Rodrigues, também filha de Porto Velho
Ao refletir sobre a construção da cidade, a enfermeira Cátia Carolina Rodrigues, também filha de Porto Velho, volta os pensamentos para as pessoas que vieram de longe e enfrentaram dificuldades para que hoje a população possa desfrutar de uma nova realidade, em uma cidade desenvolvida.

“É um momento de felicidade e de celebração por essa conquista, pelo crescimento da cidade. Ver o reconhecimento da importância de Porto Velho, um marco para o município, me emociona”, comentou.

Acrescentou que ao observar as fotos antigas e perceber que já se passaram 111 anos, é difícil acreditar em tamanha transformação, já que a cidade está cada vez mais bela. “Sinto satisfação e orgulho de ser daqui, de pertencer a esta terra e de morar aqui. Amo a minha cidade”, completou.

Ao final, a enfermeira deixou uma mensagem para a cidade: “Parabéns, Porto Velho! Parabéns a todos nós, porto-velhenses, e a todas as pessoas, sejam elas naturais daqui ou não, que residem aqui e desfrutam desta cidade, desta terra maravilhosa. Sinto apenas gratidão”.

CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO

O município de Porto Velho foi criado no dia 2 de outubro de 1914, pela Lei nº 757 assinada pelo então governador do Amazonas, Jonathas de Freitas Pedrosa. No dia 24 de janeiro do ano seguinte (1915), aconteceu oficialmente a instalação do município, com a posse do major Fernando Guapindaia de Souza Brejense como primeiro prefeito da cidade.

Exibição da Locomotiva 18 está entre a programação
Exibição da Locomotiva 18 está entre a programação
Por conta desse feito, Porto Velho comemora dois aniversários, um de criação e o outro de instalação.

CONVITE PARA CELEBRAR

A Prefeitura reforça o orgulho da história da cidade e convida a população a celebrar os 111 anos de Porto Velho, que continua crescendo com a força de seu povo e o olhar voltado para o amanhã.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Hasteamento da Bandeira de Porto Velho no complexo Madeira-Mamoré
Hasteamento da Bandeira de Porto Velho no complexo Madeira-Mamoré
7h30 às 9h30-Saindo da Prefeitura - Bike Tour percorre ruas e pontos históricos da cidade, finalizando no complexo Madeira-Mamoré;

9h30-Hasteamento da Bandeira de Porto Velho no complexo Madeira-Mamoré, com apresentação da Banda de Música da Polícia Militar e do Exército Brasileiro;

10h às 12h e 14h às 16h-Passeio de Litorina;

10h às 22h -Feira do sol com exposição de artesanato e ações de economia criativa;

10h30-Entrega de comendas a pioneiros, autoridades e personalidades no auditório da UniSapiens e exibição do trailer do documentário da Locomotiva 18;

16h-Abertura da Feira Compre Mais Aqui (Acep e Prefeitura);

16h30-Exibição da Locomotiva 18;

17h-Lançamento do passeio de Barco "Navegando pelas origens";

17h30-Saída das embarcações com com apresentações culturais.

Texto:Augusto Soares
Foto:Augusto Soares/ Leandro Morais

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários