
O prazo para que gestores municipais e estaduais solicitem ajustes ou façam a adesão ao projeto Mais Médicos Especialistas termina neste domingo, 25 de janeiro. A iniciativa integra o programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo ampliar a qualificação de médicos especialistas em exercício no Sistema Único de Saúde (SUS), com acompanhamento e supervisão, aumentando a oferta desses profissionais, especialmente em regiões prioritárias do país.
A iniciativa busca reduzir filas e o tempo de espera por consultas e procedimentos especializados, fortalecendo a atenção especializada e ampliando o acesso da população a esse tipo de atendimento no SUS. Com isso, o projeto contribui para maior eficiência, resolutividade e qualidade na assistência prestada à população.
Acesse aqui o sistema eletrônico oficial( https://adesao-pmm-especialistas.up.railway.app/ )
Quem pode participar
Municípios, estados e o Distrito Federal podem participar do edital, informando as vagas disponíveis conforme a capacidade dos serviços de saúde. A adesão deve ser formalizada por meio da assinatura do Termo de Adesão e Compromisso, realizada conjuntamente pelo ente federativo e pelo gestor do serviço de saúde indicado. Também é possível solicitar novas vagas, desde que o serviço tenha condições de receber médicos em aprimoramento.
Cronograma final
22 a 25 de janeiro de 2026: prazo final para apresentação de recursos e novas adesões
26 a 28 de janeiro: análise das solicitações
29 de janeiro de 2026: publicação do resultado final
Para apoio durante o preenchimento do sistema, o Ministério da Saúde disponibiliza suporte por meio da referência regionalizada e pelo e-mail editalmaismedicos@saude.gov.br.