Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitura de Sorriso inicia tratativas para implantar programa nacional de governança

Na manhã desta quinta-feira (22), a Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou uma reunião onlin...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
22/01/2026 às 15h17
Prefeitura de Sorriso inicia tratativas para implantar programa nacional de governança
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Na manhã desta quinta-feira (22), a Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou uma reunião online com representantes do PRONAGOV (Programa Nacional em Governança Pública). O encontro teve como objetivo apresentar o programa e alinhar os primeiros passos para que o município possa implantar a iniciativa a partir de 2027.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Segundo a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cristiane Santos, a proposta é utilizar o programa como uma ferramenta para ampliar a transparência e facilitar o acesso da população às informações públicas. “Queremos que o cidadão compreenda com mais facilidade como a Prefeitura trabalha, como os recursos são aplicados e quais resultados estão sendo alcançados”, explicou.

Cristiane teve acesso ao programa durante sua participação, entre os dias 3 e 5 de dezembro, no Global GRC Summit Brasília 2025 – Governance Beyond Borders, considerado o principal fórum mundial sobre Governança, Risco e Compliance (GRC) e Environmental, Social e Governance (ESG). O evento reuniu lideranças públicas e privadas no Tribunal de Contas da União, em Brasília.

O PRONAGOV é uma iniciativa nacional voltada ao fortalecimento da governança e da gestão pública municipal, ajudando as prefeituras a organizarem processos internos, melhorar o planejamento e adotar boas práticas de transparência, controle e eficiência no uso do dinheiro público.

Um dos diferenciais do programa é o uso de tecnologia e inteligência artificial, que auxilia na organização e análise de dados da gestão. Essas ferramentas permitem identificar falhas, apontar oportunidades de melhoria, acompanhar indicadores de desempenho e apoiar decisões com base em dados confiáveis. Para a população, isso se traduz em informações mais claras, relatórios objetivos e maior controle social sobre as ações do poder público.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronei Mazzardo, “a inteligência artificial utilizada pelo programa vai ajudar a Prefeitura a planejar melhor, identificar onde é possível economizar e melhorar serviços”, disse.

Além do uso de inteligência artificial, o PRONAGOV oferece capacitação online para servidores e gestores, mentorias especializadas para implantação das práticas de governança e ferramentas que avaliam o desempenho dos municípios.

Para a população de Sorriso, os benefícios incluem mais transparência, melhor uso dos recursos públicos, redução de desperdícios e serviços mais eficientes.

  • Texto: Larissa Gribler

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários