
Iniciativa fortalece o protagonismo indígena e amplia oportunidades no mercado de trabalho


A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), formou, na quarta-feira (21/01), 53 alunos indígenas no ‘Programa FIKDIK’, curso de qualificação profissional voltado à inclusão social e ao fortalecimento do protagonismo dos povos originários. A cerimônia ocorreu no auditório João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
A formação foi resultado da parceria entre a fundação, o Instituto de Ações Sociais e Cidadania (Iaja), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Ministério do Trabalho e Emprego, com a oferta do curso de Assistente Administrativo, totalizando 200 horas de capacitação.
Para o diretor-presidente da Fepiam, Nilton Makaxi, a iniciativa representa um avanço na construção de políticas públicas voltadas à juventude indígena. “O Programa FIKDIK é uma ferramenta concreta de transformação social, pois garante acesso à qualificação profissional e fortalece o protagonismo indígena em áreas estratégicas, respeitando identidades e ampliando oportunidades”, destacou.
Durante a cerimônia, a oradora da turma, Sirlene Cohen de Almeida, ressaltou a importância da formação para o crescimento pessoal e profissional dos participantes.
“Quando iniciamos essa jornada, trazíamos sonhos, expectativas e desafios pessoais. Ao longo das 200 horas de formação, fomos aprendendo, passo a passo, que a área de Recursos Humanos vai muito além de rotinas administrativas. Ela lida com pessoas, histórias, direitos, deveres e oportunidades”, afirmou.

FOTO: Divulgação/Fepiam
O Programa FIKDIK
Tecnologia, Trabalho e Educação em Rede de Inclusão Social e Digital de Qualificação Profissional para Adolescentes e Jovens tem como objetivo promover a inclusão por meio da educação e da tecnologia, reforçando o compromisso do Governo do Amazonas, por meio da Fepiam, com o desenvolvimento social e econômico dos povos indígenas.