
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realiza, ao longo desta semana, um grande mutirão de limpeza em 12 pontos estratégicos da capital. A ação segue até sexta-feira (23) e contempla praças, avenidas, áreas centrais e espaços públicos de grande circulação, reforçando o compromisso da gestão municipal com a manutenção da cidade e a qualidade de vida da população.
Entre os locais atendidos estão a Praça do Jardim Fortaleza, Parque da Nascente, Praça do Jardim Novo Milênio, Avenida das Torres, Córrego Oito de Abril, Praça do Alice Novack, Praça da Pascoal Ramos, Área Central, Praça do São Gonçalo Beira Rio e a Avenida Juliano Costa Marques.
Para a execução da força-tarefa, foram mobilizados cerca de 100 colaboradores, distribuídos em 12 equipes, com o apoio de maquinários como roçadeiras, caminhões trucados e minicarregadeiras. Além da limpeza urbana, o mutirão tem como foco a eliminação de bolsões de lixo e a retirada de materiais que acumulam água parada, como pneus, plásticos e latas, contribuindo diretamente para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a zeladoria da cidade. “Estamos atuando de forma contínua e planejada para garantir que os espaços públicos estejam sempre limpos e bem cuidados. Esse trabalho, além de melhorar o aspecto urbano, também tem impacto direto na saúde pública, prevenindo a proliferação de doenças”, destacou.
Os serviços realizados incluem varrição, capinagem, poda, roçagem de calçadas e canteiros, pintura de meio-fio e manutenção do sistema de iluminação pública. O mutirão também conta com o apoio de caminhões cata-treco, que recolhem e destinam corretamente os resíduos descartados pela população.
A Prefeitura reforça que a ação não contempla o recolhimento de restos de poda de árvores, materiais perigosos como vidros, baterias e pilhas, nem resíduos destinados aos ecopontos, como pneus e pequenos volumes de entulho. A orientação é que esses materiais sejam descartados nos locais apropriados.