
A articulação do deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), juntamente com outros parlamentares, contribuiu para o avanço do diálogo com o governo de Mato Grosso sobre a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos. Em reuniões realizadas com o governador Mauro Mendes (União) e o vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos), na terça-feira (20) e quarta-feira (21), foi debatida a possibilidade de aumento do índice de 4,26%, enviado inicialmente pelo Executivo à Assembleia Legislativa (ALMT), para 5,4%.
Chico Guarnieri reforçou que defende a recomposição salarial como medida necessária para repor perdas acumuladas, especialmente durante a pandemia, ressaltando que o poder de compra do servidor também impulsiona a economia do estado.
“Sou favorável à recomposição, mas ela precisa ser feita com responsabilidade, respeitando a realidade fiscal do estado e também a lei”, afirmou.
O parlamentar destacou que alterações por meio de emendas podem gerar insegurança jurídica. Por isso, a estratégia utilizada foi o diálogo para que o novo percentual fosse encaminhado pelo governo.
A Lei Orçamentária Anual de 2026 prevê R$ 4,68 bilhões em investimentos, com recursos majoritariamente próprios, destinados a áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
“Nosso compromisso é com um reajuste possível, dentro da lei, que respeite o servidor. Mas que também preserve a capacidade de o estado investir em áreas essenciais para a população”, concluiu.