Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Número de novos casos de hanseníase diminui em Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde registrou em 2025, 92 novos casos de hanseníase, os dados são da Vigilância em Saúde do município. Na comparação com o ano anter...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
19/01/2026 às 14h47
Número de novos casos de hanseníase diminui em Lucas do Rio Verde
(Foto: Ascom Prefeitura)

Lucas do Rio Verde registrou em 2025, 92 novos casos de hanseníase, os dados são da Vigilância em Saúde do município. Na comparação com o ano anterior, a redução foi de cerca de 35%, 48 casos a menos.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Em relação ao tratamento, ofertado gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o relatório aponta que 93% dos pacientes diagnosticados, em 2024, foram curados.

A supervisora da Atenção Primária à Saúde Gabrielle Vidal ressaltou que os resultados positivos refletem o trabalho e a dedicação das equipes das unidades básicas e do Ambulatório de Hanseníase.

No ano passado, a Secretaria de Saúde elaborou o Protocolo Municipal de Hanseníase e criou o Ambulatório, específico para o tratamento dos casos mais complexos.

O diagnóstico e todo acompanhamento continuam sendo realizados nas UBSs. Somente os casos que necessitam de mais atenção e que antes eram encaminhados para Cuiabá, agora são atendidos no município”, explicou a supervisora.

O Protocolo tem como objetivo, orientar e direcionar a conduta dos profissionais de saúde. A proposta é trabalhar o diagnóstico precoce, a busca ativa e a importância do tratamento da doença.

Segundo a supervisora, atualmente, Lucas do Rio Verde conta com 101 pacientes em acompanhamento, mas estima-se que o número de casos seja maior, devido a falta de diagnóstico.

A hanseníase é uma doença silenciosa, por isso a importância do diagnóstico precoce, para que seja iniciado o tratamento e evitar as complicações e a transmissão.

Aos primeiros sintomas, surgimento de manchas na pele, perda de sensibilidade, procure a sua unidade de saúde. A hanseníase tem cura e tratamento gratuito na rede municipal”, finalizou a supervisora.

Hanseníase

Também conhecida como lepra ou Mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo baciloMycobacterium leprae.

A transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva ou secreções nasais de uma pessoa não tratada.

O paciente em tratamento ou que já teve alta, não transmite mais doença, nem mesmo por meio do compartilhamento de objetos.

A transmissão geralmente requer contato prolongado e frequente com uma pessoa infectada.

Entre os principais sintomas estão, o aparecimento de manchas na pele (manchas claras ou avermelhadas), com a perda da sensibilidade em relação ao calor, frio, dor e tato, redução dos pelos e suor e comprometimento dos nervos periféricos.

O diagnóstico é realizado por meio do exame físico geral dermatológico e neurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários