
Com o intuito de promover a capacitação contínua das forças de segurança, o governo de Rondônia inicia o ano com o Curso de Armamento e Tiro com Carabina CTT .40, para policiais penais. A atividade ocorreu na quinta-feira (15), no Estande de Tiro do Centro de Treino da Polícia Penal Thiago Alfaia dos Santos, em Porto Velho.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (ESEP), conduziu a primeira formação técnica do ano, que tem como base o desenvolvimento de habilidades, saberes e competências, que são essenciais no manejo do armamento. A capacitação, ministrada pelos policiais penais Diego Salles Sampaio e Valdomiro Silvino de Melo, integra o processo contínuo de profissionalização promovido pela instituição.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os cursos oferecidos pelo estado são fundamentais para fortalecer a capacitação técnica e prática dos profissionais, elevando o nível de preparo e de atuação no sistema prisional e evidenciando o comprometimento em qualificar cada vez mais a categoria.
A diretora da Escola Estadual de Serviços Penais, Vanessa Krause, destacou os objetivos da capacitação de profissionais ao longo do ano. “Temos como objetivo aprimorar as capacitações voltadas às necessidades do Sistema Penal. Está prevista a inclusão de cursos nas áreas de gestão, operacional, tecnologias e governança pública, que serão implantados a partir de demandas identificadas em diagnóstico institucional, com validação de pares e supervisão pedagógica.”

O curso de armamento e tiro contempla uma formação completa, unindo teoria e prática para garantir o manuseio seguro e eficiente do equipamento. Por meio desses conteúdos, os participantes desenvolvem habilidades técnicas essenciais, aprimoram a tomada de decisão em situações operacionais e fortalecem a segurança nas atividades do dia a dia.
Os seguintes conteúdos foram abordados:
O secretário de Estado de Justiça, Marcus Rito, ressaltou a relevância da qualificação contínua dos profissionais do sistema penitenciário. “Investir na capacitação é reafirmar o compromisso do estado com a valorização dos policiais penais. Para este ano, a expectativa é de um aprimoramento contínuo da qualificação profissional, com cursos, treinamentos e atualizações técnicas que fortaleçam ainda mais a atuação da categoria.”
Fonte
Texto: Allen Henrique Tavares sob supervisão de Quetlen Caetano
Fotos: Lara Santos
Secom - Governo de Rondônia