Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Governador Wilson Lima anuncia mais de 300 vagas gratuitas para alunos da rede pública na Fundação Matias Machline

Processo seletivo do Ensino Médio Técnico 2026 está com inscrições abertas e contempla cursos de Informática e Mecatrônica...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
15/01/2026 às 18h56
Governador Wilson Lima anuncia mais de 300 vagas gratuitas para alunos da rede pública na Fundação Matias Machline
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Processo seletivo do Ensino Médio Técnico 2026 está com inscrições abertas e contempla cursos de Informática e Mecatrônica

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Fotos: Arquivo/Secom

O governador Wilson Lima anunciou, nesta quinta-feira (15/01), o lançamento do edital do processo seletivo para o Ensino Médio Técnico 2026, que está disponível no site da Fundação Matias Machline. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e a fundação, e oferece 322 vagas gratuitas para estudantes da rede pública estadual com formação técnica integrada ao ensino médio.

De acordo com o governador Wilson Lima, a parceria fortalece a política de ampliação do acesso à educação profissional no Amazonas, preparando os estudantes para o mercado de trabalho e para o ingresso no ensino superior. As aulas do Ensino Médio Técnico 2026 estão previstas para iniciar no dia 5 de fevereiro.

“Nós estamos lançando um processo seletivo em parceria com a Fundação Matias Machline para 322 vagas. É grátis, só precisa ter concluído o Ensino Fundamental na rede estadual, fazer o processo seletivo e levar a documentação na fundação que fica no Distrito Industrial. Ensino Médio Técnico, antes não tinha e agora tem”, afirmou o governador Wilson Lima.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Fotos: Arquivo/Secom

O processo seletivo é totalmente gratuito e prevê inscrições exclusivamente pela internet, no período de 15 a 24 de janeiro de 2026, por meio do site oficial da Fundação Matias Machline. Para participar, os candidatos devem ter idade máxima de até 17 anos completos até 31 de dezembro de 2025, conforme previsto em edital.

O edital completo, com todas as informações sobre inscrições, critérios e cronograma, está disponível em www.fundacaomatiasmachline.org.br e também pode ser consultado nas redes sociais oficiais da Secretaria de Estado de Educação.

As vagas são destinadas a estudantes que concluíram o 9º ano do Ensino Fundamental em 2025, exclusivamente em escolas da rede pública estadual. O curso é oferecido em regime de tempo integral, com aulas presenciais na sede da Fundação Matias Machline, em Manaus, e contempla os cursos técnicos de Informática e Mecatrônica, do 1ª ao 3ª série do Ensino Médio.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Fotos: Arquivo/Secom

Resultados

Os resultados da parceria entre o Governo do Amazonas e a Fundação Matias Machline já demonstram impacto positivo. Desde o início da cooperação com a Seduc, 260 alunos oriundos da rede pública estadual foram aprovados em vestibulares da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Como parte da programação, no dia 29 de janeiro, será realizada a formatura da primeira turma do Ensino Médio Técnico formada por meio da parceria, com 557 alunos, sendo 318 estudantes da rede pública que ingressaram na fundação em 2023.

O cronograma do processo seletivo prevê a homologação das inscrições no dia 26 de janeiro, divulgação do resultado preliminar em 29 de janeiro e resultado final em 2 de fevereiro. As matrículas presenciais serão realizadas nos dias 3 e 4 de fevereiro, diretamente na sede da Fundação Matias Machline, conforme a documentação exigida no edital.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários