
Comprometida com a excelência do ensino, a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde mantém a formação continuada dos profissionais da rede municipal como uma de suas prioridades. Nesse sentido, ao longo de 2025, o Centro de Formação ofereceu 546 horas de capacitação, abordando quatro eixos centrais: Currículo e Prática de Ensino, Gestão Educacional, Tecnologia e Inovação, e Educação Especial.
Para o assessor pedagógico, Valdir Moreira, as formações são oportunidades de transformação da prática docente. “A formação continuada dos profissionais da educação é um dos pilares fundamentais para a construção de uma escola inclusiva e de qualidade. Assim, a rede municipal fortalece não apenas o conhecimento técnico, mas também as competências humanas, emocionais e pedagógicas necessárias para enfrentar os desafios da sala de aula”.
Os educadores também participaram de formações realizadas no próprio ambiente escolar, por meio do Projeto Espaço Educador. Cada unidade de ensino promoveu 30 horas de capacitação, somando 720 horas e beneficiando 990 profissionais, o que fortaleceu a prática pedagógica e incentivou a troca de experiências entre as equipes.
Em 2026, a Secretaria de Educação seguirá direcionando esforços para a qualificação contínua dos profissionais da rede municipal, com a previsão de mais de 600 horas de formação com foco em currículo, prática de ensino, gestão educacional, temas da atualidade e educação especial.
Um ano de avanços
O ano de 2025 foi marcado por avanços concretos na Educação de Lucas do Rio Verde. Entre os principais destaques estão a modernização do ensino, com a implantação do Sistema Estruturado nas escolas municipais; o reconhecimento da rede no Indicador Criança Alfabetizada; a premiação de três escolas na 4ª edição do Alfabetiza MT; e a implantação do Campus da Universidade Federal de Mato Grosso no município, consolidando uma conquista histórica para a sociedade luverdense.