
Após a decisão do plenário na 2ª Sessão Extraordinária, realizada nesta quarta-feira (14/01/2026), que resultou no arquivamento do processo de cassação contra o vereador Ivan da Farmácia (PL), a Câmara Municipal de Buritis confirmou o retorno imediato do parlamentar ao cargo de Presidente da Casa.
Ivan estava afastado das funções da Mesa Diretora enquanto duravam os trabalhos da Comissão Processante e as investigações.
Com o plenário formado, teve início a sessão de julgamento. O relator da Comissão Processante, vereador Leo Silva, realizou a leitura do parecer final, que recomendava a cassação do mandato do vereador denunciado. Para a aprovação da cassação, eram necessários 8 votos favoráveis, correspondentes a dois terços dos membros da Casa.
Durante esse período, o comando do Legislativo foi exercido interinamente pelo vereador Aparicio (PL), que agora deixa a presidência e retoma seu posto de origem como vice-presidente.
A volta de Ivan da Farmácia à presidência ocorre automaticamente após a publicação oficial do resultado da votação, que não atingiu o quórum de dois terços necessário para a perda do mandato (foram 7 votos favoráveis e 4 contrários).
De acordo com o Regimento Interno, uma vez encerrado o processo sem a condenação, o parlamentar recupera todas as suas prerrogativas e funções administrativas que ocupava anteriormente.
O retorno de Ivan ocorre em um momento de intensa movimentação política. Além da gestão administrativa da Casa e do controle da pauta de votações, o presidente reassume o papel de representante oficial da Câmara em atos institucionais.