
Aluna tirou uma das melhores nota no Programa Avalia Porto Velho e foi premiada
“Ela sonhava em ter uma bicicleta. Ela tinha uma que já estava pequena, e sempre pedia outra. Eu dizia que veríamos, que em algum momento ela teria. Quando surgiu o projeto, eu falei: "filha, agora é o momento, vamos estudar, nos dedicar e a bicicleta veio", conta Alciane com alegria e orgulhosa pelo feito da sua menina.
Estudante da Escola Rio Madeira, que faz parte da rede municipal de ensino, Amanda participou do Programa Avalia Porto Velho. Ela ficou entre os alunos que tiraram as melhores notas. No total, 1.200 crianças foram premiadas com bicicletas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por se destacarem nos estudos.
“Eu disse a ela que deveria se dedicar mais aos estudos e que, no momento oportuno, faria a prova, e tudo daria certo. Assim aconteceu. Portanto, para nós, foi muito gratificante”, afirmou a mãe, acrescentando que o incentivo da Prefeitura e o empenho dos professores que foi fundamental.
O prefeito Léo Moraes ficou tão empolgado que fez questão de participar da entrega das bicicletas, durante cerimônia que aconteceu no Parque da Cidade.
APOIO FAMILIAR
Amanda por si só é muito estudiosa. A família afirma que sempre que há projetos na escola ela ganha medalha, mas dessa vez, todos abraçaram o Projeto Avalia Porto Velho. Alciane avisou que seria um esforço a mais por se tratar de uma avaliação de nível municipal, organizou uma nova rotina de estudos com horários definidos e a recompensa chegou.
A mãe reconhece que, quando há um incentivo, as crianças se dedicam mais para alcançar o objetivo proposto. “Considero muito relevante a iniciativa da prefeitura em premiar as crianças, promovendo seu bem-estar e permitindo que se sintam orgulhosas do prêmio, juntamente com suas famílias”, destacou.
SÓ FELICIDADE
Tão logo soube do resultado da prova pela mãe, Amanda vibrou e fez questão de ligar para os avós e tios para falar da sua mais nova conquista. Todos ficaram contagiados com a felicidade dela, inclusive o irmão Nicolas, que já informou que também vai participar do próximo projeto para ganhar uma bicicleta também.
“Ensinamos a ela que o esforço é recompensado e que devemos lutar por nossos objetivos. Costumo dizer a ela que nada é impossível, e que o sucesso depende do esforço e dedicação de cada um”.
Alciane enalteceu o trabalho e a dedicação dos professores e demais profissionais da escola onde a filha estuda, por contribuírem para a formação de cidadãos, com valores e objetivos definidos.
Para ela, apesar do preconceito que muitos têm com escola pública, a experiência com os filhos nas escolas da Prefeitura tem sido excelente.
MENSAGEM
“Observo que, em algumas situações, os pais tendem a culpar a escola pelo desempenho dos filhos, mas é importante refletir sobre o papel deles nesse processo. A parceria entre escola e família é de suma importância. Se escola e família não estiverem alinhadas, o desenvolvimento da criança pode ser prejudicado”, finalizou.
SEMED
O objetivo do Projeto Aluno Destaque 2025 é estimular a participação dos estudantes, fortalecer o compromisso com a aprendizagem e reconhecer trajetórias acadêmicas positivas durante todo ano.
%20(1)%20(1)%20(1).jpg)
Conforme ressaltou o titular da Semed, Leonardo Leocádio, “o projeto não tem caráter competitivo, mas busca valorizar o empenho coletivo e incentivar todos os alunos da rede municipal a avançarem na sua trajetória de aprendizado”.
Além de possibilitar um diagnóstico educacional, o Avalia Porto Velho, por meio do Projeto Aluno Destaque, tem como aspecto mais importante motivar toda a rede, fortalecer uma cultura de acompanhamento, participação e valorização do aprendizado.
“Ações como essa transformam realidades, aproximam a escola da família e fortalecem a relação entre educação, incentivo e o futuro dos alunos”, finalizou o secretário.
Texto:Augusto Soares
Foto:Júnior Costa/ Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)