Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Vitória de Ivan da Farmácia abre crise de confiança no Legislativo Municipal

Se por um lado o parlamentar garantiu a permanência no cargo, por outro, a Câmara Municipal agora herda um problema de imagem pública

Redação
Por: Redação
14/01/2026 às 11h42
Vitória de Ivan da Farmácia abre crise de confiança no Legislativo Municipal

O clima de alívio e comemoração demonstrado pelo vereador Ivan da Farmácia (que chegou a aplaudir e cumprimentar colegas após o anúncio do arquivamento de seu processo) contrasta drasticamente com o termômetro da população e das redes sociais em Buritis. Se por um lado o parlamentar garantiu a permanência no cargo, por outro, a Câmara Municipal agora herda um problema de imagem pública: a crescente sensação de impunidade manifestada por parte da população.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O processo foi arquivado na última quarta-feira (14/01/2026) durante a 2ª Sessão Extraordinária. Embora a maioria absoluta dos presentes tenha votado pela cassação, o quórum de dois terços não foi atingido.

  • 7 Votos pela Cassação: Adriano Almeida (MDB), Leo Silva (REPUBLICANOS), Lucas da 50 (PP), Otoniel Bernardes (UNIÃO), Professor Ueder (REPUBLICANOS), Renato Leitão (PP) e João Orlando (Suplente PL).

  • 4 Votos contra a Cassação (Pela permanência): Aparicio (PL), José Lopes (PRD), Professora Juliana Cibelly (PL) e Psicólogo Dhionatas Tassos (MDB).

"Peso" do Voto

A resposta do público presente na câmara e dos internautas que acompanharam a transmissão foi imediata. Nas redes sociais, multiplicam-se comentários de eleitores que afirmam não se sentirem representados pela decisão da Casa. O foco das críticas recai principalmente sobre os quatro vereadores que votaram contra o parecer de cassação.

"O voto é o espelho do mandato. Hoje vimos que o desejo da maioria dos vereadores foi travado por uma minoria, e isso gera um sentimento de injustiça", escreveu um morador em uma rede social.

Outros comentários foram mais incisivos, sugerindo que o apoio à permanência de Ivan terá um "custo político" nas urnas, com frases indicando que os referidos parlamentares não receberiam novos votos em pleitos futuros.

Desafio para a Imagem do Legislativo

A comemoração efusiva de Ivan da Farmácia no plenário pode ter amplificado a percepção negativa do público, que esperava um tom mais austero diante da gravidade do processo.

Agora, a Câmara de Buritis enfrenta o desafio de recuperar a confiança do eleitorado. O sentimento de impunidade, quando se instala na opinião pública, tende a desgastar não apenas os envolvidos diretamente, mas a instituição como um todo. O "peso" dos votos favoráveis à permanência do vereador deve continuar sendo pauta nos debates da cidade nos próximos meses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários