Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde fortalece rede municipal de ensino com avanços em 2025

Em Lucas do Rio Verde, a Educação é a base sobre a qual se constrói o presente e amplia as oportunidades para o futuro dos luverdenses. Em 2025, es...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde - MT
13/01/2026 às 17h27
Educação que transforma: Lucas do Rio Verde fortalece rede municipal de ensino com avanços em 2025
(Foto: Ascom Prefeitura/Anthony de Souza)

Em Lucas do Rio Verde, a Educação é a base sobre a qual se constrói o presente e amplia as oportunidades para o futuro dos luverdenses. Em 2025, esses objetivos se traduziram em uma série de ações da Secretaria de Educação, que fortaleceram o trabalho dos educadores e qualificaram o ensino ofertado aos 14.224 alunos da rede municipal. 

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Dentre as principais iniciativas, destaca-se o investimento de R$ 4.326.958,00, com recursos próprios, na implementação do Sistema de Ensino Estruturado da editora FTD Educação em 13 escolas municipais, atendendo 9.069 alunos. Essa ação foi fundamental para a modernização do ensino, oferecendo materiais didáticos completos, ambiente digital, suporte aos professores no planejamento pedagógico e acesso a conteúdos de qualidade aos estudantes.

O resultado mais importante deste compromisso contínuo com a qualificação do ensino é o aprendizado das nossas crianças e adolescentes. Esse avanço foi evidenciado por conquistas que marcaram o ano de 2025, como a premiação das escolas municipais Vinícius de Moraes, Professora Joice Martinelli Munhak e Fredolino Vieira Barros na 4ª edição do Prêmio Alfabetiza MT. 

A alfabetização das crianças luverdenses também foi destaque no Indicador Criança Alfabetizada, que demonstrou que o Município superou a meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2024, chegando a 73,53% dos alunos da rede pública alfabetizados, índice superior às médias estadual (60,59%) e nacional (59,2%).

Na área de Inovação e Tecnologia, alunos da rede municipal conquistaram importantes premiações na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e na 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, evidenciando o incentivo à criatividade, à inovação e ao protagonismo estudantil nas escolas municipais.

O ano também foi marcado pela aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ao todo, 1.770 alunos do 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental participaram da avaliação. Para prepará-los, a Secretaria de Educação promoveu, ao longo do ano, o projeto Ação Ideb, que aplicou quatro simulados e realizou, de forma inédita, dois aulões de Língua Portuguesa e Matemática para revisar os conteúdos e motivar os estudantes.

Além das ações pedagógicas, a Secretaria também manteve como prioridade garantir as condições necessárias para que o processo de ensino-aprendizagem acontecesse de forma plena, o que incluiu o transporte escolar de 1.078 estudantes e aquisição de alimentos da agricultura familiar, assegurando refeições nutritivas e saborosas.

Já entre as principais obras da área educacional estão a construção, em andamento, do Ginásio da Escola Cora Coralina; a ampliação da Escola Militar Tiradentes, em execução por meio de convênio estadual; a construção da Escola Estadual Vida Nova, também em execução via convênio estadual; e a construção de uma unidade de Centro Educação Infantil nos bairros Jaime Seiti Fujii/Vida Nova, em execução por meio de convênio federal. 

Por fim, o ano foi marcado pela concretização de um sonho da sociedade luverdense e da gestão municipal: a implantação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde. A iniciativa foi oficializada pela Portaria nº 865, publicada pelo MEC em novembro. A previsão é que as aulas iniciem em 2026, na Escola Municipal Olavo Bilac, garantindo aos jovens luverdenses o acesso ao ensino superior público e de qualidade sem a necessidade de deixar o município.

Para a Educação de Lucas do Rio Verde, 2025 foi um ano de avanços concretos e sonhos realizados. Cada conquista reflete o compromisso da gestão municipal de construir uma cidade onde crianças e jovens tenham oportunidades reais de aprender, crescer e transformar a sociedade. Afinal, fortalecer a Educação é garantir um futuro promissor para todos os luverdenses. 
 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários