
Aumento nas apreensões de arma branca, coletes balísticos e capturas de foragidos da Justiça também foram registrados


Foram 28 toneladas de drogas retiradas de circulação pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), no ano de 2025, a marca é a maior registrada pela corporação nos últimos anos. O número representa o aumento de 25% das apreensões, comparado ao mesmo período de 2024, quando foi registrada a quantidade de 22,5 toneladas de drogas apreendidas.
Em uma sequência numérica histórica, o resultado de 2025 supera os últimos cinco anos, com registros de 7,6 toneladas apreendidas em 2021; 16,6 toneladas em 2022; e 16,9 toneladas em 2023. Em 2025, das 28 toneladas registradas de janeiro a dezembro, 14,8 toneladas foram de maconha do tipo skunk. Os demais tipos de drogas apreendidas foram maconha, com 6,9 toneladas; cocaína com 5,3 toneladas; e outros tipos como oxi, pasta-base de cocaína, cetamina, crack, ectasy e haxixe.
Para o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, estes resultados refletem o investimento do Governo do Amazonas em equipamentos, aparelhos e efetivo, aliadas às informações de Inteligência e ao empenho das unidades operacionais.
“Estamos avançando a cada ano na apreensão de entorpecentes, em um claro trabalho de combate ao tráfico e narcotráfico. Nossas equipes policiais estão todos os dias atuando para que possamos levar mais segurança à população, e isso vem sendo mostrado com os números e resultados que estamos alcançando”, enfatiza o comandante-geral.

FOTO: Arquivo/PMAM
Apreensão histórica
No dia 1º de junho de 2025, foi registrada a apreensão de 6,5 toneladas de drogas, a maior contabilizada na história do Amazonas. A ação policial foi efetuada pela Companhia de Operações Especiais (COE), próximo ao município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), e contou com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (Ficco/AM) da Polícia Federal no Amazonas (PF/AM) e a Dirandro da Polícia Nacional do Peru.
Nessa ocorrência, também foram apreendidos sete fuzis de calibres 7,62 e 223, uma metralhadora calibre 50, uma metralhadora 7,62, uma lancha com seis motores, 5.698 munições de diversos calibres, 102 carregadores, um lançador de granadas, dois celulares e a quantia de R$ 2,5 mil em espécie.
Produtividade em 2025
Além da apreensão recorde de entorpecentes, a Polícia Militar do Amazonas fechou 2025 com o aumento na produtividade de cumprimento de mandados de prisão, quando foram capturados 1.135 foragidos da Justiça, um avanço de 69% em comparação ao mesmo período de 2024, e cumpridos 673 mandados de prisão.
O comandante-geral da PMAM ressalta que isso é fruto das tecnologias utilizadas, como o Paredão de reconhecimento facial, que direciona de forma mais efetiva as abordagens a pessoas e veículos em fundada suspeita.
“As unidades estão constantemente em operação e patrulhamento operacional. E, em 2025, investimos em qualificação da ação policial, com menos abordagens aleatórias e mais intervenções direcionadas, utilizando o georreferenciamento que nos apontava as áreas com maior incidência criminal, para utilizarmos o planejamento estratégico do emprego do nosso efetivo”, pontuou o comandante-geral da PMAM.
O número de prisões em flagrante também teve aumento de mais de 5,2 mil prisões realizadas em 2025, um aumento de 30% em relação a 2024, quando foram realizadas 4 mil prisões. Foram apreendidas ainda cerca de 1,3 mil armas brancas e 49 coletes balísticos, aumentando as apreensões realizadas pela Polícia Militar do Amazonas.