
A Secretaria Municipal da Mulher, com apoio da primeira-dama Samantha Iris, fortaleceu as ações com a inclusão de novas iniciativas no decorrer de 2025, entre elas defesa pessoal, cursos, palestras e atendimentos em diversas áreas da saúde, que resultaram em 5.583 mulheres atendidas (até 20 de dezembro) em mais de 100 bairros de Cuiabá. Na somatória, estão quase 2 mil atendimentos ambulatoriais psicológicos e de serviço social, com visitas e acompanhamento, e 3.619 em cursos e palestras.
Também foram ofertadas 649 vagas em 26 cursos de diversas áreas do conhecimento, que fizeram a diferença na vida das participantes. Algumas das mulheres aproveitaram a oportunidade para aperfeiçoamento; outras nunca tinham feito cursos e não tinham ideia da representatividade para uma virada em suas vidas. Foram ainda ofertadas 1.000 vagas de emprego, em parceria com 32 empresas.
Das 649 vagas, 576 foram preenchidas entre os 26 cursos disponibilizados, com certificação ao término do conteúdo. Entre eles, preparo de alimentos, panificação, bolos e docinhos decorados, informática básica, cuidadora de idosos, recepção de hotéis, marketing digital, entre outros, considerando o perfil e a preferência do público em questão.
“O objetivo do programa de capacitação profissional, incentivo ao empreendedorismo e geração de renda tem o foco de dar às mulheres autonomia econômica para que possam protagonizar sua própria história e evitar o ciclo vicioso da violência, que, na maioria das vezes, elas não conseguem romper por causa da dependência financeira”, explicou a secretária da Mulher, coronel Hadassah Suzannah.
Também foram realizadas campanhas educativas, palestras de apoio às vítimas e prestado apoio social, com encaminhamento para atendimento psicológico, jurídico e social, quando necessário.
As ações alcançaram diversos bairros, como Jardim Vitória, Cidade Alta, Altos da Glória, Jardim Passaredo e Pedra 90, além de espaços públicos como o Parque Tia Nair e a zona rural, como o Distrito do Sucuri, em parcerias com empresas, comunidade, igrejas e órgãos institucionais.
Nas mais de 91 palestras realizadas, foram abordados diversos temas, como Doces, Sonhos, Negócios Reais; Resiliência e Bem-Estar; Do Tatame para a Vida; Empreendedorismo que Transforma, entre outros ligados à autoestima.
“Nossa equipe tem se dedicado a cada dia para que mulheres vivam com mais segurança, igualdade, dignidade e oportunidades na sociedade. O trabalho não para. Em 2026, estaremos engajadas em ampliar o atendimento e ver cada vez mais mulheres conquistando seu espaço, tornando-se empreendedoras e donas do seu próprio negócio. Força de vontade e dedicação elas têm, superam a si mesmas em muitas ocasiões; portanto, oportunidades serão sempre bem-vindas”, frisou a secretária.