O prefeito de Rio Branco recebeu na tarde desta quarta-feira (7), em seu gabinete, a secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Agustini Stedille, para tratar do decreto que regulamenta a destinação correta dos resíduos sólidos no município, com foco especial nos grandes geradores.
Durante a reunião, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, destacou que o decreto está alinhado às diretrizes nacionais e internacionais de proteção ambiental e atende à legislação federal que trata da gestão de resíduos sólidos. Segundo ele, a proposta busca assegurar que cada tipo de resíduo receba a destinação adequada, priorizando a reciclagem e a sustentabilidade.
De acordo com o prefeito a proposta busca assegurar que cada tipo de resíduo receba a destinação adequada, priorizando a reciclagem e a sustentabilidade. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“O Brasil inteiro e o mundo inteiro discutem a destinação correta dos resíduos sólidos. Não é mais possível colocar tudo no caminhão e descartar de forma inadequada. A legislação federal é clara ao determinar a reciclagem e a destinação correta de materiais como plástico, vidro, metal e pneus, que exigem logística reversa”, afirmou o prefeito.
O gestor ressaltou ainda que a Prefeitura de Rio Branco está em processo de adequação às normas ambientais federais e que, apesar da apreensão inicial gerada pelo decreto em alguns setores, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá promover diálogos com os grandes geradores. O objetivo é esclarecer pontos do decreto, discutir responsabilidades e aprimorar a sua aplicação, garantindo benefícios ao meio ambiente e à população.
4 milhões serão investidos na aquisição de uma indústria de reciclagem, que será responsável pela transformação de resíduos recicláveis em materiais termoplásticos, utilizados na produção de tábuas, meios-fios, tijolos e outros insumos para a construção civil. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Durante o encontro, também foi destacado o investimento de R$ 4 milhões na aquisição de uma indústria de reciclagem, que deverá entrar em funcionamento até o mês de março. A unidade será responsável pela transformação de resíduos recicláveis em materiais termoplásticos, utilizados na produção de tábuas, meios-fios, tijolos e outros insumos para a construção civil.
“Isso não é madeira, é lixo transformado. O material reciclado se tornará produtos que poderão ser utilizados em diversas obras e serviços”, enfatizou o prefeito.
“Iremos orientar sobre o decreto, esclarecer as responsabilidades de cada um e demonstrar como o município pode colaborar para que a adequação ocorra de forma rápida e eficiente”, explicou Flaviane (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Agustini Stedille, destacou que a iniciativa é inédita no município e está alinhada tanto à Política Nacional quanto à Política Municipal de Resíduos Sólidos.
“Estamos convidando todos os grandes geradores para participarem de capacitações, nas quais iremos orientar sobre o decreto, esclarecer as responsabilidades de cada um e demonstrar como o município pode colaborar para que a adequação ocorra de forma rápida e eficiente”, explicou a secretária.
A iniciativa representa um avanço na gestão ambiental de Rio Branco, ao promover sustentabilidade, responsabilidade compartilhada e inovação no reaproveitamento de resíduos sólidos.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.