Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Idaf orienta produtores sobre encerramento do prazo de declaração do atestado da vacinação contra brucelose

Produtores rurais que participaram da campanha de vacinação contra a brucelose no segundo semestre de 2025 têm até sábado, 10, para declarar o ates...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
08/01/2026 às 15h21
Idaf orienta produtores sobre encerramento do prazo de declaração do atestado da vacinação contra brucelose
Foto: Reprodução/Secom Acre

Produtores rurais que participaram da campanha de vacinação contra a brucelose no segundo semestre de 2025 têm até sábado, 10, para declarar o atestado da imunização dos animais no sistema do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), conforme a Portaria Idaf nº 220, de 28/08/2015.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A declaração da vacinação, após a imunização de bezerras bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses, é obrigatória e integra as ações de sanidade animal previstas no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT).

O não cumprimento do prazo pode acarretar sanções administrativas, como multas e restrições para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e bloqueios cadastrais no sistema, dificultando operações comerciais e movimentação de animais.

Declaração da vacinação, após a imunização de bezerras bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses, é obrigatória. Foto: Fabiana Matos/Idaf
Declaração da vacinação, após a imunização de bezerras bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses, é obrigatória. Foto: Fabiana Matos/Idaf

Segundo o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal do Idaf, Alan Palú, o registro da vacinação é fundamental para o controle sanitário do rebanho no estado. “A declaração da vacinação no sistema do Idaf é essencial para o monitoramento sanitário, a rastreabilidade dos animais e a prevenção da brucelose, uma doença que representa riscos à saúde animal e humana”, afirma.

A vacinação deve ser realizada exclusivamente por médico veterinário ou agente vacinador cadastrado no Idaf, ou por profissional habilitado sob sua responsabilidade, com a emissão de atestado oficial, documento necessário para a comprovação da imunização no sistema do instituto.

The post Idaf orienta produtores sobre encerramento do prazo de declaração do atestado da vacinação contra brucelose appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários