
Por Maria Lídia Souza
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), firmou, nesta semana, um termo de cooperação com o Projeto Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis do Acre (Catar), com o objetivo de garantir o recebimento e a destinação ambientalmente adequada de bens móveis inservíveis, na modalidade descarte.
A parceria possui abrangência nacional, com atuação em todos os estados brasileiros, sendo a cooperativa devidamente registrada no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (Sinir) e habilitada no Programa Coleta Seletiva Cidadã, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

A ação integra a política de modernização da gestão pública, com a adoção de práticas sustentáveis e da logística reversa, promovendo o reaproveitamento e a reciclagem de resíduos sólidos, o que reforça a eficiência administrativa, a responsabilidade ambiental e as boas práticas de governança.

Conforme explica a diretora de Gestão Patrimonial da Sead, Gleilce Araújo, a medida assegura mais transparência e fortalece o controle dos bens públicos: “A iniciativa evita desperdícios, garante o cumprimento da legislação ambiental e contribui diretamente para a preservação do meio ambiente, além de tornar a gestão patrimonial mais eficiente e responsável”.
Para o secretário de Estado de Administração, Paulo Roberto Correia, a cooperação reforça o compromisso do governo com práticas responsáveis e inovadoras. “Essa parceria representa um avanço na forma como o Estado gerencia seus bens. Além de assegurar a destinação adequada dos materiais, a ação fortalece a política de sustentabilidade, promove a economia circular e gera impactos positivos na economia local”, destaca.
The post Governo estabelece parceria com cooperativa de catadores para gestão sustentável appeared first on Noticias do Acre .