Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Canetas para emagrecimento: FVS-RCP orienta sobre o uso seguro de medicamentos para tratamento

Por ser de uso controlado, as canetas para emagrecimento exigem retenção de receita médica no momento da compra...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
07/01/2026 às 12h26
Canetas para emagrecimento: FVS-RCP orienta sobre o uso seguro de medicamentos para tratamento
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Por ser de uso controlado, as canetas para emagrecimento exigem retenção de receita médica no momento da compra

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação /FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) alerta a população, nesta quarta-feira (07/01) sobre o uso indiscriminado de canetas para emagrecimento, medicamentos que possuem indicação clínica específica e devem ser utilizados exclusivamente sob prescrição médica e acompanhamento profissional.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme a Instrução Normativa nº 360/2025 e a RDC nº 973/2025, as canetas de medicamentos só podem ser utilizadas com prescrição médica, com retenção obrigatória da receita na farmácia.

Indicadas para o tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade, atuam no metabolismo e no controle do apetite, e o uso sem acompanhamento adequado pode causar efeitos adversos como pancreatite, hipoglicemia, náuseas, vômitos e alterações gastrointestinais graves.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

FOTO: Divulgação /FVS-RCP

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que o uso desses medicamentos sem orientação adequada representa um risco à saúde da população. “É importante reforçar que as canetas para emagrecimento não devem ser utilizadas sem prescrição e acompanhamento médico. O uso indiscriminado, especialmente com finalidade estética, pode trazer prejuízos à saúde e sobrecarregar os serviços de saúde”, destacou.

O subgerente da Gerência de Produtos da Diretoria de Vigilância Sanitária, Helton Ruiz, explica que as chamadas canetas emagrecedoras são medicamentos que exigem uso responsável e rigoroso controle sanitário. “É fundamental desconfiar da venda de produtos com preços muito abaixo do mercado e sem exigência de receita, pois podem estar adulterados e representar risco à segurança do paciente”, alerta.

A FVS-RCP orienta que a população busque os serviços especializados de saúde para avaliação adequada e siga sempre as recomendações de profissionais habilitados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários