
Com a expansão da produção de soja no Acre, o acompanhamento das áreas cultivadas torna-se ainda mais importante para garantir a sanidade das lavouras e a segurança da produção agrícola.
O cadastramento das áreas de plantio é essencial para o monitoramento da ferrugem asiática e para o fortalecimento das ações de defesa fitossanitária no estado. A partir dessas informações, o governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), identifica a localização das propriedades e planeja ações de prevenção, fiscalização e controle de pragas e doenças que afetam a cultura.
Segundo a coordenadora do Programa de Sanidade das Grandes Culturas do Idaf, Ligiane Amorim, a intensificação das ações preventivas é fundamental nesse cenário. “A soja está em crescimento no Acre, por isso precisamos reforçar a importância do período de vazio sanitário, de semeadura da soja e do cadastro como forma de prevenção e controle de doenças e pragas, garantindo lavouras sadias, com melhor produtividade e qualidade dos grãos”, destaca.
O levantamento das áreas plantadas permite ao Idaf executar as ações de defesa fitossanitária previstas no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), além de contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva e subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas ao setor.

O cadastro é obrigatório e deve ser realizado anualmente pelos produtores de soja. O sojicultor deve registrar as áreas de plantio e declarar conformidade com o cumprimento do período de vazio sanitário da cultura, medida essencial para reduzir a incidência da ferrugem asiática.
Ligiane Amorim reforça que o prazo para regularização está se esgotando: “Estamos na etapa final do calendário de semeadura e do cadastro, que se encerra no próximo dia 8 de janeiro. Por isso, pedimos aos produtores que não deixem para a última hora a regularização de suas unidades de produção”.
O procedimento pode ser realizado de forma online, por meio do site do Idaf e do Sistema de Defesa Agropecuária e Florestal (Sisdaf) pelo link share.google/1gsBrMXdAejQ65vuH . Produtores já cadastrados podem acessar o sistema durante a campanha para incluir a cultura da soja, informar a área plantada e responder às perguntas relacionadas ao plantio. Aqueles que ainda não possuem cadastro ou que estejam com informações incompletas também podem solicitar o registro de forma online, enviando a documentação exigida, ou procurar a unidade do Idaf em seu município. Após a aprovação, o produtor terá acesso ao sistema para cadastrar o plantio em sua propriedade.

O Idaf reforça que o prazo final do período de semeadura da soja e do cadastro se encerra na próxima quinta-feira, dia 8. O cumprimento do calendário é fundamental para a organização do ciclo da cultura no estado e é pré-requisito para a adoção de medidas de defesa sanitária vegetal, especialmente durante o período de vazio sanitário. O descumprimento do requisito pode resultar em sanções previstas em legislação.
The post Idaf destaca importância do cadastro de áreas de soja para sanidade das lavouras no Acre appeared first on Noticias do Acre .