Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Prefeitura de Parintins prepara área de pastagem e capineira com mecanização no Parananema

Ouvir Notícia A produção de queijos e derivados de leite da Fazenda Espírito Santo, dos produtores Silvania Monteiro Babá e Francisco Alberto, é po...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
06/01/2026 às 13h27
Prefeitura de Parintins prepara área de pastagem e capineira com mecanização no Parananema
Foto: Gabrielle Brandão Azêdo
Ouvir Notícia

A produção de queijos e derivados de leite da Fazenda Espírito Santo, dos produtores Silvania Monteiro Babá e Francisco Alberto, é potencializada pela Prefeitura de Parintins. O foco da ação é garantir o suporte nutricional ao rebanho de bovinos, bubalinos e caprinos no período de escassez de pasto na terra firme, que ocorre ao final do primeiro semestre. 

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

No dia 02 de janeiro, a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) concluiu a mecanização agrícola de 10 hectares na área do laticínio Rancho Alere, na comunidade do Parananema.

Os serviços de duas patrulhas mecanizadas com implementos agrícolas, direcionados pela gestão do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, visam o fortalecimento da alimentação animal para suprir a alta demanda por queijos e derivados no comércio municipal, especialmente no mês de junho. O atendimento do programa na Fazenda Espírito Santo foi precedido por orientações técnicas das coordenações Animal e Vegetal da Secretaria de Produção.

O secretário municipal de produção, Tião Teixeira, destacou que o trabalho totalizou 40 horas-máquina, abrangendo desde a aração até o nivelamento do solo e o preparo para o plantio de capim. A meta é proporcionar alimento suficiente para que o gado suporte a sazonalidade das pastagens durante a cheia do rio. Para isso, a Prefeitura investiu em acompanhamento técnico especializado com zootecnistas e técnicos em agropecuária, além de disponibilizar dois operadores de máquinas pesadas.

De acordo com a zootecnista Gabrielle Brandão Azêdo, a próxima fase da atividade consiste no plantio das variedades de capim ideais para o solo da região, visando a formação de pastagem e de capineira — um recurso eficiente e de baixo custo para a complementação nutricional em tempos de escassez. "Agora, aguardamos que os produtores providenciem as mudas de capim. Essa é uma área estratégica de produção para o laticínio Rancho Alere, que conta com produtos certificados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), já presentes nas prateleiras dos supermercados da cidade", explica.

Texto: Gerlean Brasil - SEMPA/SECOM
Fotos: Gabrielle Brandão Azêdo
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários