Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Procon divulga balanço das ações realizadas em 2025

O Procon de Sorriso divulgou o balanço anual das atividades desenvolvidas em 2025. Os dados apontam aumento na procura pelo órgão, avanços em ações...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
30/12/2025 às 10h38
Procon divulga balanço das ações realizadas em 2025
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

O Procon de Sorriso divulgou o balanço anual das atividades desenvolvidas em 2025. Os dados apontam aumento na procura pelo órgão, avanços em ações educativas e redução de procedimentos fiscalizatórios instaurados.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

No atendimento direto ao consumidor, o Balcão de Atendimento registrou 3.187 reclamações em 2025, frente às 2.133 contabilizadas em 2024, o que representa aumento de 49,4%. Somados aos demais canais, o órgão totalizou 3.712 atendimentos ao longo do ano. O setor cartorário realizou 310 atendimentos, entre cargas de processos, esclarecimentos e orientações.

Em relação à fiscalização, foram instauradas 84 denúncias em 2025, contra 118 no ano anterior, queda de 28,8%. Ao todo, foram emitidos cinco autos de infração. O Procon também aplicou R$ 966.033,64 em multas, sendo que cerca de 40% desse valor foi convertido por meio de acordos e compromissos de ajustamento de conduta.

O órgão realizou ainda 248 visitas orientativas a estabelecimentos de diferentes segmentos, com foco em orientação preventiva. No eixo educativo, foram promovidas 12 palestras em escolas, faculdades e empresas locais, abordando temas relacionados à boa-fé nas relações de consumo. Entre março e dezembro, foram julgados 215 recursos administrativos. O Procon também conduziu 1.200 audiências e emitiu 398 decisões.

Segundo o diretor-executivo do Procon de Sorriso, Michel Ferreira, o conjunto de ações ampliou o alcance do órgão. “Em resumo, demos capilaridade às ações do órgão, protegendo os interesses da parte mais vulnerável, mas também defendendo a economia como um todo”, destaca.

O gestor do órgão adiantou o planejamento para 2026. “Para o próximo ano, faremos a implementação de novos programas como o Dívida Zero, com apoio na renegociação de débitos, a criação do setor de Prevenção e Combate ao Superendividamento, do Procon Itinerante e do Procon Cidadão, com palestras de educação consumerista para estudantes das redes pública e privada, incluindo o Proconzinho,  além de ações de educação financeira em parceria com instituições municipais e estaduais de ensino”, ressalta Michel.


Texto: Bianca Arruda

Atenção

Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários