Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Força do Interior: Terra Preta vence e se torna primeira campeã geral do Copão Eu Amo Parintins

Ouvir Notícia Na noite desta segunda-feira, 29 de dezembro, o estádio Tupy Cantanhede (Tupyzão) reviveu um de seus áureos momentos de emoção dentro...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parintins - AM
30/12/2025 às 09h00
Força do Interior: Terra Preta vence e se torna primeira campeã geral do Copão Eu Amo Parintins
Foto: Pedro Coelho
Ouvir Notícia

Na noite desta segunda-feira, 29 de dezembro, o estádio Tupy Cantanhede (Tupyzão) reviveu um de seus áureos momentos de emoção dentro e fora de campo. A final geral do Copão Eu Amo Parintins reuniu o campeão da zona rural “Terra Preta” e o campão da zona urbana “Itaúna I”, num duelo que mexeu com o público presente e o virtual. 

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

A programação especial iniciou com a solenidade de abertura, contando com a presença do prefeito Mateus Assayag, que deu ponta pé inicial. Ele destacou a disputa entre cidade e interior e afirmou que a Prefeitura de Parintins vai continuar incentivando o esporte. “Sem dúvida nenhuma foi o ano de maior realização de eventos esportivos e nós trouxemos essa novidade: a disputa entre a zona rural e a cidade. Eu estou muito feliz de estar aqui compartilhando esse momento”, disse Mateus Assayag.

De acordo com o secretário de Esporte de Parintins, Luan Cavalcante, o Copão alcançou uma marca surpreendente de participação no interior com jogos em 17 polos da zona rural, mais de 200 equipes inscritas e cerca de 5 mil atletas participantes. O evento esportivo contou com a atuação de todos os colaboradores da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Campeão dos Campeões

Com transmissão ao vivo realizada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e a empresa Sua Live pelas redes sociais da Prefeitura de Parintins (Facebook e Youtube), o jogo entre Terra Preta (Rio Mamuru) e Itaúna I alcançou marcas impressionantes de audiência. Em campo,  os campeões da cidade e do interior proporcionaram uma disputa digna de uma grande final.

A emoção foi do início ao fim. O meio campo da Terra Preta, Sander, aproveitou a sobra de bola e marcou o primeiro gol. Poucos minutos depois, o atacante do interior, Paulo Sérgio, ampliou o placar (2x0). Um começo de jogo avassalador. Mas, o campeão da cidade não se rendeu. O atacante Cristian Mendonça aproveitou a falha da zaga e diminuiu. Itaúna não demorou para marcar o segundo, após o pênalti, Cristian novamente marcou e empatou a partida em 2x2.

No segundo tempo, a partida manteve o grande nível técnico, com bastante pressão da Terra Preta. Mas, a noite abençoada de Cristian colocou o Itaúna à frente no placar (3x2), aos 18 minutos de jogo. Terra Preta começou uma corrida contra o tempo. Nos pés e no talento do meio campo Jaisson, o elenco da zona rural conseguiu marcar e empatar no chute preciso do atacante Janilson (3x3) e levou o torcedor ao delírio.

Um jogo equilibrado só poderia ser decidido nas penalidades e dois jogadores que tiveram ótimos desempenhos na partida erraram pelo Itaúna I (Rafael e Heraldo), culminando com a defesa do goleiro Sérgio Pena, que deu a vitória ao time da Terra Preta.

Agradecimento

“Em primeiro lugar, agradecer a Deus pela vitória. Em segundo lugar, o nosso time, que lutou para chegar até a final e conseguimos, fomos para cima do time, não arregamos, buscamos o empate de volta, fomos para o pênalti e ganhamos. É um sentimento bom, o coração está humilde e é muito bom estar participando dessa competição que o prefeito Mateus Assayag promoveu para as comunidades”, disse o craque da partida, Jaisson.

Bastante emocionada, a torcedora Juliana Nascimento foi uma das muitas mulheres da Terra Preta que gritou na arquibancada durante todo o jogo. “A gente está na história do esporte parintinense. Ninguém vai tirar da gente toda essa coisa positiva que nós tivemos. Então, a gente só tem a agradecer ao prefeito, Mateus Assayag, que pôde fazer esse copão para o pessoal da zona rural também. A gente teve essa oportunidade de mostrar os talentos da zona rural”, comemorou em lágrimas.

O elenco campeão da Terra Preta contou com atletas da comunidade e também de localidades como São Pancrácio, Varre Vento, Ponta Alta e demais da região do Mamuru. A equipe da zona rural recebeu uma premiação de R$ 8 mil e troféu. O Itaúna I foi premiado com R$ 2 mil.


Texto: Eldiney Alcântara – SECOM
Foto: Eder Repolho / Pedro Coelho – SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM/Parintins)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários