Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura

Investimentos melhoraram e ampliaram os atendimentos em unidades da capital e do interior, além da disponibilidade de serviços inéditos...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
29/12/2025 às 16h50
Governo do Amazonas reforça saúde do Estado com investimentos em tecnologia e infraestrutura
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Investimentos melhoraram e ampliaram os atendimentos em unidades da capital e do interior, além da disponibilidade de serviços inéditos

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Antônio Lima, Alex Pazuello, Eliton Lima e Arquivo/Secom

O ano de 2025 foi marcado pelos grandes investimentos feitos pelo Governo do Amazonas na rede pública de saúde, em especial na tecnologia, infraestrutura e fluxo interno das unidades hospitalares, com o intuito de oferecer melhores condições no atendimento aos profissionais e às pessoas que utilizam o serviço.

“Por muitos anos a saúde foi uma área com muitas dificuldades e hoje vivemos um momento histórico, levando para a rede pública uma estrutura que era encontrada apenas na rede particular e o cidadão pode comprovar tanto indo até alguma unidade, quanto pela palma da mão, acessando uma consulta pelo celular. Vamos continuar trabalhando para fazer entregas que melhoram a vida das pessoas”, disse o governador Wilson Lima.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Antônio Lima, Alex Pazuello, Eliton Lima e Arquivo/Secom

O Hospital Delphina Aziz se tornou um modelo de excelência em atendimento e estrutura a ser seguido. Com a ampliação de leitos em mais de 900%, chegando a 353 em 2025, a unidade passou a realizar procedimentos inéditos, como transplantes de rim, fígado e implantes cocleares. O Delphina também recebeu novos equipamentos, possibilitando a realização de 140 tipos de exames e otimizando o tempo para análises pré e pós-cirúrgicas.

Quem precisa do Complexo Hospitalar Sul também nota melhorias significativas. A unidade hospitalar triplicou o número de cirurgias ortopédicas realizadas por dia; Centro cirúrgico e exames de ressonância com funcionamento 24 horas; Implantação do sistema fast track, com a reorganização do fluxo de atendimento, no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e no Instituto da Mulher Dona Lindu, além da reconstrução do 4º e 5º andar da unidade, com mais de 160 leitos, distribuídos em 24 enfermarias e três áreas de isolamento. De dezembro de 2024 a dezembro de 2025, o Complexo Hospitalar Sul ultrapassou a marca de 1,6 milhão de atendimentos, resultado de uma gestão mais ágil e eficiente.

Em julho deste ano, o estudante universitário Jainer César precisou passar por uma cirurgia de hérnia na unidade hospitalar e aprovou a nova estrutura do local. “A modernidade, a iluminação e o conforto fazem muita diferença. É um espaço realmente bom”, declarou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Antônio Lima, Alex Pazuello, Eliton Lima e Arquivo/Secom

Os Centros de Atendimentos Integrados à Criança (Caics) também receberam uma atenção especial do Governo do Amazonas. Neste ano, a reforma de 11 unidades foi concluída, com modernização e ampliação dos serviços, sendo dois deles, nos bairros Jorge Teixeira e Cidade Nova, reformados especialmente para atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), um serviço inédito na rede pública de saúde do Estado. Uma terceira unidade do Caic TEA, desta vez na zona centro-sul, deve ser inaugurada em fevereiro de 2026.

A modernização da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), unidade referência em cardiologia no Norte do país, também esteve no pacote de obras do Governo do Amazonas neste ano. A primeira etapa, entregue no início de dezembro, incluiu o Hospital Dia, a Clínica de Cardiologia 2 e o laboratório de análises clínicas, todos completamente revitalizados, ampliados e adaptados para um atendimento especializado. Esta é a maior intervenção da história da unidade, após mais de 20 anos de funcionamento.

O Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo também passaram a atender com o sistema fast track, otimizando o tempo dos profissionais e dos pacientes que precisam de atendimento de baixa complexidade, tendo um tempo médio de conclusão dos atendimentos em cerca de duas horas. Só no primeiro mês, o HPS Platão Araújo atendeu mais de 8 mil pacientes com um menor tempo de espera, com a realização de cerca de 20 mil exames entre tomografias, eletrocardiogramas e ultrassonografias.

Inaugurado em março deste ano, o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) é pioneiro no Brasil por disponibilizar, de forma integralizada e específica, a cirurgia de conização, um procedimento que retira lesões pré-malignas do colo do útero, evitando a evolução para o câncer e o risco de óbito. A estrutura da unidade conta com Hospital Dia com internações de curta duração, consultórios ginecológicos, salas cirúrgicas e capacidade para 3 mil conizações por ano. Em seis meses, o Cepcolu já tinha ultrapassado a marca de 500 procedimentos realizados, mesmo número de procedimentos realizados pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) em um ano.

Saúde AM Digital

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Antônio Lima, Alex Pazuello, Eliton Lima e Arquivo/Secom

Em fevereiro deste ano, o Governo do Amazonas implantou o programa Saúde AM Digital, um pacote de ações tecnológicas para facilitar a vida de quem precisa de atendimento ambulatorial, abrindo um canal direto de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) com o usuário.

Dentro do programa foi lançado o Telessaúde, ferramenta que possibilita o atendimento online, reduzindo o tempo de espera no atendimento em pelo menos 17 especialidades, entre elas estão: dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria geral e pediátrica, cardiologia, ortopedia, neurologia geral e pediátrica, ginecologia, psicologia geral e pediátrica, nutrição e pediatria. Em Manaus, são 27 telessalas para atender a população.

Desde o lançamento do serviço, o Amazonas já realizou mais de 100 mil atendimentos, consolidando o programa como uma das maiores iniciativas digitais em saúde do país.

Em novembro uma nova etapa do Saúde AM Digital foi lançada, que passa a oferecer atendimento 24 horas por dia com clínico geral pelo celular. O serviço, inédito no Brasil, permite que qualquer pessoa receba orientação imediata para casos de urgência básica, sem deslocamento para UPAs, SPAs ou prontos-socorros, ampliando o acesso e reduzindo o tempo de espera na rede presencial.

Saúde no interior

Os investimentos também chegaram ao interior do Estado, fazendo a saúde avançar nos 62 municípios do Amazonas. Desde 2019, quando não havia Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no interior, já foram entregues 53 unidades em municípios-polo como: Humaitá, Tefé, Tabatinga e Parintins.

O Telessaúde também está presente nos 62 municípios por meio do atendimento médio via aplicativo de celular, além de 109 telessalas implantadas em 43 municípios.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Fotos: Antônio Lima, Alex Pazuello, Eliton Lima e Arquivo/Secom

Roselma Nascimento, de 58 anos, moradora do município de Novo Aripuanã (a 227 quilômetros de Manaus), aprovou a consulta on-line, já que ela não precisa mais ir até a capital para realizar consultas especializadas.

“O custo era muito alto. Eu precisava ir até a assistência social pedir as passagens e agora ficou melhor com essa consulta, porque veio para melhorar muito, não só para mim, mas para todos que precisam se consultar”, explicou.

Este ano, o Barco Hospital XXIII realizou 24 expedições e alcançou 20 municípios, levando assistência médica, odontológica, de enfermagem e exames especializados a locais de difícil acesso, contribuindo diretamente para o fortalecimento da saúde pública no interior do estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários