Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

RETROSPECTIVA - Primeiro ano de gestão da Semec reforça planejamento e modernização

Transparência, modernização e diálogo orientaram as entregas de 2025

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Velho - RO
29/12/2025 às 09h26
RETROSPECTIVA - Primeiro ano de gestão da Semec reforça planejamento e modernização
Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho - RO

A Secretaria Municipal de Economia (Semec) encerra o primeiro ano de gestão com avanços na estruturação administrativa, modernização de processos e fortalecimento do diálogo com a sociedade. As ações tiveram como foco a transparência, o planejamento e o uso responsável dos recursos públicos.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Orçamento com participação social

A Semec elaborou e publicou as peças orçamentárias - Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 e Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026, que orientam metas e aplicação dos recursos do município. A construção do orçamento contou com audiências públicas e formulário eletrônico, que registrou mais de 1.300 contribuições de moradores. As propostas enviadas foram incorporadas às prioridades da Prefeitura.

O PPA 2026–2029 direciona investimentos para áreas como saúde, educação, infraestrutura urbana e assistência social.

Planejamento orientado por dados e organização do território

Conferência Municipal foi realizada para avaliar o andamento das ações do Plano Diretor
Conferência Municipal foi realizada para avaliar o andamento das ações do Plano Diretor

A Semec avançou no acompanhamento do Plano Diretor Participativo do Município (PDPM), com encontros preparatórios nos distritos do Alto, Médio e Baixo Madeira e a realização da Conferência Municipal do PDPM. As atividades ampliaram a participação social e permitiram avaliar a aplicação da legislação urbanística, com enfoque em desenvolvimento sustentável, adaptações climáticas e organização territorial.

Também foi realizado o Seminário de Planejamento Municipal, com foco na modernização tecnológica e na melhoria dos processos internos. As iniciativas contribuíram para o avanço da elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Porto Velho (Paeds-PVH).

Na área tributária, foi criado um roteiro de vistoria e fiscalização para padronizar procedimentos e oferecer mais segurança jurídica às atividades econômicas.

Equipe técnica da Semec atuaram na Sala de Situação da Defesa Civil durante cheia do Madeira
Equipe técnica da Semec atuaram na Sala de Situação da Defesa Civil durante cheia do Madeira

Outro marco foi o andamento das ações para implantação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM), fruto de convênio entre a Prefeitura, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação FEESC. O CTM ampliará a precisão cadastral, promoverá justiça fiscal e fortalecerá o planejamento urbano.

Uso de informações para qualificar políticas públicas

Durante a cheia do Rio Madeira, a Semec atuou na Sala de Situação com levantamento de dados, monitoramento e planos emergenciais, apoiando a tomada de decisão e a captação de recursos.

A transparência de informações foi ampliada com o Observatório Municipal PMPV, que passou a disponibilizar indicadores econômicos, sociais, fiscais, territoriais e vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Departamento de Geoprocessamento mapeou a densidade estudantil da rede municipal, subsidiando estudos para a futura PPP da educação infantil. Também produziu levantamento atualizado dos cursos d’água do município, com identificação de nome, extensão e localização, contribuindo para o planejamento urbano e ambiental.

Reconhecimento nacional reforça trabalho realizado pela equipe da Secretaria Executiva de Finanças e Contabilidade
Reconhecimento nacional reforça trabalho realizado pela equipe da Secretaria Executiva de Finanças e Contabilidade

Acesso, inclusão e modernização fiscal

Em 2025, a Semec avançou na agenda de acessibilidade com os estudos para implementação do carnê do IPTU em Braille, assegurando inclusão de contribuintes com deficiência visual.

A adesão ao Ambiente Nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), ao SINTER e ao Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) marcou a modernização de sistemas e garantiu a continuidade de repasses federais.

Os contribuintes também passaram a contar com novos conteúdos explicativos e serviços digitais no portal da Semec, facilitando consultas e orientações. A revisão do Código Tributário Municipal e de seu regulamento trouxe mais clareza normativa e previsibilidade para empreendedores e cidadãos.

Novidade para 2026 é o Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis) que começa em janeiro
Novidade para 2026 é o Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis) que começa em janeiro

Em setembro, Porto Velho recebeu reconhecimento nacional ao conquistar o 1º lugar na categoria Evolução Geral do III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, da Secretaria do Tesouro Nacional.

Perspectivas para 2026

A Semec anuncia para 2026 a retomada do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis), destinado à quitação de débitos municipais vencidos até 31 de dezembro de 2024. O programa prevê descontos de até 100% em multas e juros e parcelamento em até 36 vezes. O calendário será divulgado em breve.

Outra medida confirmada é a alteração da data de vencimento do IPTU 2026 para 5 de fevereiro, ampliando o prazo de pagamento e garantindo o desconto de 10% no tributo.

Texto:Emily Costa
Fotos:Emily Costa

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários