
Escolhas alimentares desequilibradas podem causar mal-estar e impactar o funcionamento do sistema digestivo

FOTO: Divulgação/ FVS-RCP
Com o objetivo de orientar a população sobre a adoção de hábitos alimentares mais equilibrados, mesmo durante as confraternizações intensas do fim de ano, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) destaca, nesta terça-feira (23/12), que a atenção à combinação dos alimentos, especialmente em refeições mais fartas, favorece uma digestão mais confortável e ajuda a reduzir desconfortos gastrointestinais, como estufamento, gases, refluxo e má digestão.
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, no fim de ano é importante observar fatores que aumentam os riscos à saúde, como o consumo excessivo e a combinação inadequada de alimentos gordurosos, além da possibilidade de contaminação por falhas no preparo ou pelo tempo prolongado fora da refrigeração. “É importante estar atento à qualidade dos alimentos e optar por combinações que causem menos impacto na digestão”, orienta.
O diretor da Vigilância Sanitária da FVS-RCP, Jackson Alagoas, ressalta que, tanto na preparação quanto na encomenda das refeições, é fundamental priorizar serviços que sigam as normas de segurança sanitária. “A segurança alimentar deve ser uma prioridade para proteger a saúde de toda a família. Ao perceber os primeiros sintomas de intoxicação alimentar, a orientação é buscar atendimento em um serviço de saúde”, explica.
Dicas importantes
A nutricionista e fiscal sanitária da FVS-RCP, Thabata Padilha, da Gerência de Produtos, explica que o consumo simultâneo de alimentos muito diferentes pode exigir mais esforço do sistema digestivo. “O excesso de misturas, especialmente de alimentos ricos em gordura, açúcar e proteínas em uma mesma refeição, pode tornar a digestão mais lenta e causar desconfortos como estufamento, gases, refluxo, azia, dificuldade para dormir e sonolência excessiva”, esclarece.
Ela também orienta evitar o consumo de grandes volumes de líquidos durante refeições mais pesadas, já que isso pode prejudicar a digestão. “O ideal é priorizar refeições equilibradas, com menos misturas, dando preferência a alimentos in natura ou minimamente processados”, completa.
A FVS-RCP reforça ainda a importância de manter horários regulares para as refeições, mastigar bem os alimentos e evitar o consumo excessivo de produtos ultraprocessados, práticas que contribuem para a saúde digestiva e o bem-estar durante as celebrações de fim de ano.