Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

OPERAÇÃO SINAL ZERO: 2ª fase reforça fiscalização de monitorados eletrônicos em Porto Velho e Candeias do Jamari

Ogoverno de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), deflagrou na manhã desta terça-feira (23) a segunda fase da Operação Sin...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
23/12/2025 às 11h58
OPERAÇÃO SINAL ZERO: 2ª fase reforça fiscalização de monitorados eletrônicos em Porto Velho e Candeias do Jamari
Equipe da Umesp intensifica ações de monitoramento eletrônico em áreas da zona Norte, Sul e Leste da capital

Ogoverno de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), deflagrou na manhã desta terça-feira (23) a segunda fase da Operação Sinal Zero, uma ação de fiscalização conduzida pela Polícia Penal, através da Unidade de Monitoramento Eletrônico do Sistema Prisional (Umesp).Nesta etapa, 17 alvos serão fiscalizados, todos com irregularidades relacionadas ao descumprimento das condições do monitoramento eletrônico, como saída da rota autorizada e desligamento do equipamento, além de tentativas de contato sem sucesso por parte da equipe técnica.Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que esse trabalho reforça o controle, previne novos crimes e assegura mais tranquilidade à população.

ÁREAS FISCALIZADAS

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Fiscalização integra o planejamento estratégico para fortalecimento da segurança prisional e urbana.
Fiscalização integra o planejamento estratégico para fortalecimento da segurança prisional e urbana.

A operação ocorre em áreas da zona Norte, zona Sul e zona Leste de Porto Velho, além do município de Candeias do Jamari, e integra a rotina permanente de fiscalização da Umesp, que é intensificada no período de fim de ano, em razão do aumento do fluxo urbano e da necessidade de reforço na segurança pública.

Segundo o diretor da Umesp, Eliel de Souza, a ação tem caráter preventivo e de controle. “O monitoramento eletrônico exige acompanhamento constante. Quando há rompimento do dispositivo eletrônico ou descumprimento de regras, como recolhimento domiciliar em hora predeterminados e desligamento, a resposta do estado é imediata.”

AÇÕES INTEGRADAS

A Operação Sinal Zero faz parte de um conjunto mais amplo de iniciativas do governo de Rondônia e da Sejus para reforçar a segurança prisional e o monitoramento de pessoas privadas de liberdade, incluindo revistas gerais e ações de fiscalização do monitoramento eletrônico em diversos municípios do estado, realizadas recentemente como parte do planejamento estratégico de fim de ano e voltadas para o fortalecimento da segurança pública e do controle interno do sistema prisional.

Para o secretário de Estado da Justiça, Marcus Rito, a operação demonstra o compromisso institucional com a ordem e a legalidade. “A Operação Sinal Zero mostra que o sistema funciona, que há fiscalização efetiva e que o descumprimento das regras gera consequências, assegurando mais controle e mais segurança para a sociedade”.,

Fonte
Texto: Taiana Mendonça
Fotos: Laiara Gonçalves
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários