

A Casa Civil tem participação ativa no Conselho Superior da Sociedade de Portos e Hidrovias (Soph) para modernizar a infraestrutura portuária, ampliar a eficiência operacional e fortalecer o setor logístico do estado.
Gestão da proposta de contratação de Operação de Crédito para investimentos robustos em infraestrutura rodoviária, aeroportuária, praças e reformas estruturais. A iniciativa da Casa Civil, realizada em conjunto com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO) e a Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), prevê investimentos estimados em R$ 383 milhões. O objetivo é melhorar a logística, reduzir custos e impulsionar a economia estadual.
O engajamento em eventos como o “Diálogo Municipalista, Mais Trabalho, Mais Conquistas” e o diálogo sobre a Transição Tributária com prefeitos e representantes municipais ocorridos em 2025, demonstra a busca por soluções conjuntas e uma transição equilibrada e benéfica para todos os municípios. O intuito é garantir que as novas regras de arrecadação não comprometam a autonomia financeira dos municípios. O movimento municipalista ainda segue em discussão e busca mecanismos de compensação e regras claras para evitar perdas.

A participação da Casa Civil no Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, articulando esforços estaduais e federais, assegura o apoio logístico e humano para ações preventivas.
Ao promover reuniões do Comitê Gestor de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, o órgão articula secretarias e o Executivo para proteger a população, reduzir impactos ambientais e promover o desenvolvimento sustentável do estado. Aliada a outras ações, Rondônia destacou-se com a redução dos focos de queimadas em 90% no período de janeiro a agosto de 2025, em comparação ao ano de 2024, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Sob a liderança do secretário-chefe, Elias Rezende, a Casa Civil intensificou a integração entre os Poderes e secretarias, permitindo que obras e serviços prioritários cheguem de forma mais rápida e eficiente à população dos municípios. “A Casa Civil atua na essência da governança pública, articulando ações que garantem progresso, estabilidade, responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento econômico sustentável de Rondônia”, destacou.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry e Arquivo Casa Civil
Secom - Governo de Rondônia