Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Rondônia avança em eficiência e transparência com processos licitatórios aprimorados em 2025

Servidores participaram de capacitações ao longo do ano de 2025Ao longo do ano, foram promovidos cerca de 50 treinamentos que abordaram temas essen...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
18/12/2025 às 12h07
Rondônia avança em eficiência e transparência com processos licitatórios aprimorados em 2025
A atuação da Supel garantiu processos licitatórios eficientes e transparentes em parceria com diversas secretarias estaduais

Servidores participaram de capacitações ao longo do ano de 2025
Servidores participaram de capacitações ao longo do ano de 2025

Ao longo do ano, foram promovidos cerca de 50 treinamentos que abordaram temas essenciais para o fortalecimento da gestão pública, como a elaboração de termos de referência, estudos técnicos preliminares, além de gestão e fiscalização de contratos nas aquisições.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

PARCERIAS

A atuação da Supel garantiu processos licitatórios eficientes e transparentes, para a aquisição de oito ônibus e 26 embarcações escolares, beneficiando estudantes de áreas rurais e indígenas em Guajará-Mirim, Costa Marques e Porto Velho, assegurando transporte seguro, digno e acessível à educação de milhares de alunos.

A Superintendência também participou de licitações em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), para a aquisição de caminhões pipa e plantadeiras via Sistema de Registro de Preços (SRP) e pregões eletrônicos, que fizeram parte dos 200 equipamentos agrícolas entregues a 49 municípios. Os benefícios incluem aumento da produtividade, redução do trabalho manual, geração de emprego rural e fortalecimento da agricultura familiar, promovendo desenvolvimento regional sustentável.

Continua após a publicidade
Anúncio

RODÔNIA RURAL SHOW

Supel participou de licitações em parceria com a Seagri, para aquisição de caminhões pipa e plantadeiras
Supel participou de licitações em parceria com a Seagri, para aquisição de caminhões pipa e plantadeiras

A Superintendência Estadual de Licitações teve papel importante na realização da Rondônia Rural Show 2025, um dos maiores eventos de agronegócio da Região Norte do Brasil, com licitações públicas que asseguraram a contratação de serviços e estruturas, incluindo montagem de pavilhões, aquisições de materiais gráficos, além de telões de LED, transmissões ao vivo, podcast, webjornalismo, radiojornalismo e redes sociais.

O evento contou com 650 expositores e 26 vitrines tecnológicas, além de um público de 430 mil pessoas. O resultado foi positivo: a Rondônia Rural Show Internacional atingiu um novo recorde e encerrou com 5,1 bilhões em volume de negócios.

CONGRESSO DE LICITAÇÕES

Com intuito de aperfeiçoar as práticas de contratações públicas, a Supel realizou o 3º Congresso Estadual de Compras Públicas em outubro, e reuniu gestores, servidores e especialistas para debater a nova Lei de Licitações, com foco em integridade, eficiência e transparência nos processos de contratação pública.A programação incluiupalestras, workshops e debates sobre o processo licitatório, com atividades voltadas tanto para o setor público quanto para o setor privado.Entre o temas abordados estiveram, a cultura das aquisições públicas regulares e a transparência do governo junto aos cidadãos.

Congresso Estadual de Compras Públicas reuniu gestores e especialistas para debater nova Lei de Licitações
Congresso Estadual de Compras Públicas reuniu gestores e especialistas para debater nova Lei de Licitações

PADRONIZAÇÃO EM AQUISIÇÕES

Com o objetivo de trazer celeridade e padronização em aquisições na gestão, a Superintendência Estadual de Licitações criou as Comissões Genéricas de Licitações, que tem o objetivo de auxiliar as pastas, de Segurança Pública; Juventude, Cultura, Esporte e Lazer; Educação; e Saúde nos processos de contratação e aquisição.

  • Segurança Pública:a pasta lida com demandas que exigem sigilo, especificidade técnica e rapidez, dado o caráter crítico da segurança pública. O trabalho vai além da compra, envolve o entendimento das necessidades táticas da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e Polícia Técnico-Científica (Politec).
  • Juventude Cultura, Esporte e Lazer:a Supel auxilia no processo de contratação de estruturas para eventos, arbitragem, transporte de atletas e aquisição de materiais esportivos.
  • Educação:o foco principal na área de Educação é a logística e infraestrutura Pedagógica. A Supel colabora com o gerenciamento de compras que exigem sincronia com o calendário do ano letivo, onde atrasos impactam diretamente o aprendizado do aluno em sala de aula. A comissão possui expertise em logística de distribuição em larga escala, atendendo escolas em todo o território estadual. Além disso a pasta conta com responsabilidade da nutrição escolar na aquisição complexa de gêneros alimentícios (perecíveis e não perecíveis), incluindo agricultura familiar. O trabalho também é feito na gestão de frotas terceirizadas e aquisição de ônibus escolares, terrestres e fluviais.
  • Comissão de Saúde: comissão que lida com os processos mais sensíveis e de maior risco administrativo e social. A equipe técnica elabora os projetos e licitações de acordo com as legislações específicas da Anvisa e especificações médicas detalhadas para evitar compras de materiais ineficazes, como insumos básicos (seringas, gases), contratação de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos vitais (tomógrafos, raios-X, respiradores).
  • Comissão Especial dos Certames de “Grande Vulto“: criada com objeto de validar formalmente os procedimentos (certames) de licitações de grande vulto,de contratação. A comissão tem potencial para fomentar setores produtivos inteiros, com destaques para Mecanização Agrícola (Seagri), com aquisição de tratores e retroescavadeira. Além da contratações corporativas de locação de veículos e sistemas de gerenciamento de combustível.
  • Comissão Técnica de Tecnologia (Cotec):tem o objetivo de atuar na governança de TI, cibersegurança e transformação digital, a Cotec é estratégica para a modernização da máquina pública, além de licenciamento de software e a gestão de contratos de softwares corporativos.
Supel garantiu mais transparência e legitimidade com os recursos públicos no Natal de Luz 2025
Supel garantiu mais transparência e legitimidade com os recursos públicos no Natal de Luz 2025

NATAL DE LUZ 2025

A Supel contribuiu na escolha das melhores alternativas de decoração para o Natal de Luz em 2025. A Superintendência realizou o processo de escolha da empresa responsável pela decoração, que neste ano de 2025 superou as expectativas. O espaço conta com 1.350 milhão de luzes de LED e um investimento de R$ 1.034.736,44 milhão. Logo na entrada, os visitantes veem um portal luminoso de 15 metros de largura e 3,5 metros de altura, dando acesso a um túnel iluminado de oito metros. Além da novidade, um céu nevado de 20 metros. Todos esses atrativos foram escolhidos de forma minuciosa pela Superintendência Estadual de Compras e Licitações, garantindo mais transparência e legitimidade com os recursos públicos.

A superintendente Estadual de Compras e Licitações, Márcia Rocha de Oliveira, destacou os avanços ao longo deste ano. ”O governo de Rondônia tem buscado cada vez mais capacitar os servidores e também informar os empresários e a sociedade em geral para que haja agilidade em licitações, progresso e transparência.”

Fonte
Texto: Gabriel Regis e Larissa Malta
Fotos: Frank Nery e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários