
Em um ambiente de acolhimento, atenção e partilha, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) realizou nesta quarta-feira (17), uma ação social no abrigo Bom Jesus de Cuiabá, instituição que atende 102 idosos. A programação incluiu distribuição de lanches, atividades de integração, práticas recreativas, entre outras experiências coletivas.
A ação integrou o calendário anual da associação, que desenvolve atividades solidárias com a participação dos colaboradores, reforçando o compromisso social da entidade com a comunidade.
A instituição também tem prestado apoio técnico ao abrigo nas áreas de arquitetura e engenharia. A equipe da associação é responsável pelo projeto do novo anexo que está em obras, além de projeto para construção de um almoxarifado, horta e adaptações de acessibilidade.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou que apoiar o abrigo dos idosos é um compromisso da entidade com a valorização da vida e o respeito às causas sociais. “Mais do que uma ação pontual, esse momento de integração representa o cuidado, a escuta e a presença da nossa equipe com os moradores da casa. Estar aqui é reafirmar nosso compromisso com a dignidade, o afeto e a inclusão dos idosos”, afirmou.
A presidente do Abrigo Bom Jesus, Márcia Ferreira, ressaltou a importância da ação solidária e do apoio contínuo para a melhoria da infraestrutura da instituição. “A AMM tem sido presença constante no cotidiano do abrigo ao longo dos últimos dois anos, o que tem tornado o fardo mais leve. Essa parceria, especialmente na elaboração de projetos arquitetônicos, vai nos permitir ampliar o atendimento em saúde e fortalecer outras áreas essenciais para o cuidado integral dos idosos”, destacou.
Apoio necessário- Fundada há 85 anos, a instituição enfrenta o desafio permanente de garantir o atendimento integral aos idosos. Parte dos custos é coberta por recursos provenientes de convênio com a Prefeitura de Cuiabá, porém o abrigo depende também do apoio contínuo da sociedade para manter suas atividades. A colaboração de voluntários e as doações são fundamentais para assegurar o funcionamento da casa e a qualidade do cuidado oferecido aos moradores.
Compromisso social -A visita ao abrigo encerra a programação de ações sociais de 2025. Neste mês de dezembro, os colaboradores da AMM também estiveram no Hospital de Câncer, onde visitaram pacientes em tratamento nos setores de pediatria e quimioterapia, levando mensagens de conforto e apoio emocional aos assistidos.