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Educação para consumo e atividades de defesa ao consumidor foram ampliadas pelo governo de RO em 2025

Centenas de pessoas puderam negociar suas dívidas através das ações do ProconFEIRÕES LIMPA NOMEAs atividades em 2025 iniciaram por meio das renegoc...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
18/12/2025 às 08h27
Educação para consumo e atividades de defesa ao consumidor foram ampliadas pelo governo de RO em 2025
O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) contribui para uma economia mais saudável, gerando mais confiança para compras e investimentos

Centenas de pessoas puderam negociar suas dívidas através das ações do Procon
Centenas de pessoas puderam negociar suas dívidas através das ações do Procon

FEIRÕES LIMPA NOME

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As atividades em 2025 iniciaram por meio das renegociações de dívidas, em que o Procon realizou o primeiro feirão Limpa Nome, que ocorreu em Guajará-Mirim, em fevereiro. Cerca de 169 pessoas foram atendidas, com 86 dívidas renegociadas, resultando em R$ 326.380,18 em acordos formalizados.

Em julho as ações continuaram emPorto Velho; cerca de 117 pessoas buscaram atendimento. O mutirão possibilitou a renegociação de 137 dívidas, somando R$ 72.023,39 em acordos firmados. Já em novembro, o feirão chegou à cidade de Ariquemes, atendendo toda a população da cidade e região, possibilitando a negociação de débitos e fortalecendo a educação financeira.

AÇÕES SOCIAIS

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Em 2025, o Procon participou de 33 edições do programa Rondônia Cidadã, levando orientações e atendimento e prestação de serviços à população da Capital e do interior do estado. Os atendimentos envolveram resolução de dívidas, abertura de reclamações e mediação de conflitos de consumo, tudo de forma ágil e humanizada.

O Procon também esteve presente em três edições do projeto MP Itinerante, do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), que chegou a 18 cidades do estado e distritos, além de iniciativas feitas por prefeituras. As ações reforçaram a integração entre órgãos públicos, levando mais acesso a regiões mais distantes.

As ações reforçaram a integração entre órgãos públicos, levando mais acesso a regiões mais distantes
As ações reforçaram a integração entre órgãos públicos, levando mais acesso a regiões mais distantes

BOAS PRÁTICAS DE ATENDIMENTO

Com o intuito de estimular as boas práticas de atendimento, o programa “Empresa Amiga do Consumidor” realizou, durante o ano, seis workshops em seis cidades de Rondônia. As capacitações abordaram temas como legislação, mediação de conflitos e aprimoramento da qualidade no atendimento.

As capacitações tem como objetivo melhorar as boas práticas de atendimento, aumentando a confiança do cliente, reduzindo imprecisões de trabalho, além de fortalecer a imagem da empresa, trazendo resultados positivos de forma mútua.

Segundo a coordenadora do Procon-RO, Osvanilda Velame Borges Soares, as ações do programa sempre visam estar mais próximas do consumidor. “Este ano nós buscamos, cada vez mais, estar mais próximos das pessoas, levando conhecimento e entendimento das práticas de consumo, e fazendo isso nós temos uma economia mais forte e mais saudável para consumidores e empresas do nosso estado”, destacou.

Fonte
Texto: Gabriel Regis
Fotos: Daiane Mendonça, Vinicius Braz e Arquivo Procon
Secom - Governo de Rondônia

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