
Lucas do Rio Verde foi um dos municípios contemplados com um Retinógrafo portátil. A iniciativa é do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde.
Inicialmente, foram entregues 70 equipamentos, mas a meta é garantir pelo menos um para cada município. O investimento faz parte do projeto de expansão do Programa de Saúde Digital do estado.
A secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, explicou que o equipamento será utilizado na realização de um exame oftalmológico, chamado retinografia.
Trata-se da captura da imagem, em alta resolução, do fundo do olho (retina, nervo óptico e vasos sanguíneos), permitindo diagnosticar precocemente doenças como, a retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular.

(Foto: )
“É um equipamento portátil, essencial para o diagnóstico precoce e acompanhamento de doenças importantes que, quando não tratadas, podem levar a perda da visão”, ressaltou a secretária.
O exame já é ofertado pela Rede Municipal de Saúde, quando solicitado pelo oftalmologista. No entanto, a realização depende do fluxo da regulação, liberação e credenciamento de profissionais.
Segundo a Dra. Fernanda, além de agilizar a liberação do exame, o equipamento possibilitará uma economia significativa ao município, incluindo os laudos, que serão realizados pelos médicos residentes em oftalmologia, de Cáceres (MT).
Somente em 2024 e 2025, foram realizados 568 retinografias, com investimento de mais de R$ 100 mil, com recursos próprios. A previsão é iniciar os exames a partir de janeiro.

(Foto: )
“Não teremos mais custo com o exame e o acesso se tornará muito melhor, porque a gente conseguirá levar o equipamento até as unidades e trabalhar de forma preventiva na Atenção Primária”, finalizou a secretária.
Os equipamentos foram entregues aos secretários municipais de Saúde na última quinta-feira (11), em Cuiabá, durante a reunião mensal da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).