
O volume de chuvas registrado nas últimas horas em Rio Branco, e em outras regiões do Acre, já alcançou patamares equivalentes ao esperado para todo o mês de dezembro, segundo dados do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) da Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

Diante do cenário, equipes da Defesa Civil realizam nesta quarta-feira, 17, vistorias preventivas em igarapés, áreas de risco e pontos historicamente suscetíveis a alagamentos.
De acordo com o diretor-executivo da Defesa Civil, capitão Oliveira, as equipes estão acompanhando de forma permanente as previsões meteorológicas, que indicam volumes de chuva acima da normalidade para os próximos dias.
“Com o aumento das chuvas, estamos monitorando a elevação do nível dos igarapés e acompanhando de perto os bairros que historicamente apresentam maior risco de alagamentos. Esse trabalho é feito de forma integrada entre a Defesa Civil municipal e estadual. Até o momento, não há registro de danos significativos ou ocorrências graves, e seguimos em um período que ainda antecede a fase mais crítica das chuvas intensas”, afirmou.

De acordo com o aviso meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), está em vigor o alerta de chuvas intensas com grau de severidade “Perigo” desde as 9h30 desta quarta-feira ,17, até as 10h de quinta-feira, 18. O aviso indica a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, ou até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h.
O Acre registrou volumes expressivos de chuva nas últimas 24 horas, com acumulados significativos em diversas regiões do estado. Os dados apontam que, em alguns municípios do estado, o total registrado em dezembro já se aproxima ou até ultrapassa a média de chuvas esperada para todo o mês.
Entre os maiores volumes registrados nas últimas 24 horas estão Capixaba, na localidade Comunidade São José, com 115,8 milímetros de chuva, seguida por Assis Brasil (83,6 mm), Rio Branco (86,4 mm), Xapuri (76,6 mm) e Aldeia dos Patos (72 mm). Também foram registrados volumes relevantes em Seringal Santa Helena, em Feijó (69,2 mm), Riozinho do Rola (66,6 mm) e Brasiléia (61,8 mm).

O levantamento do acumulado de chuvas no período de 1º a 17 de dezembro de 2025, até as 10h, mostra que Rio Branco já contabiliza 279 milímetros de chuvas, ultrapassando em cerca de 5% da média esperada para todo o mês, que é de 265 mm. Situação semelhante é observada em Capixaba, onde o acumulado chegou a 251,8 mm, superando em aproximadamente 2% a média histórica de dezembro, estimada em 248 mm.
Diante do aumento do volume de chuvas registrado em diversas regiões do Acre, a chefe da Sala de Situação do Cigma, Ylza Lima, destacou o trabalho contínuo de monitoramento hidrometeorológico realizado pelo órgão em articulação com a Defesa Civil.
“A Sala de Situação do Cigma tem atuado de forma permanente no monitoramento hidrometeorológico, acompanhando os prognósticos nacionais e regionais em todo o estado do Acre. O trabalho é realizado de maneira integrada e colaborativa com as Defesas Civis estadual e municipais. Diariamente, emitimos boletins e relatórios técnicos para subsidiar a tomada de decisão.”
A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas, margens de igarapés e locais com histórico de deslizamentos, além de acompanhar os comunicados oficiais. Em situações de emergência, a recomendação é acionar imediatamente a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.
O governo do Estado segue em alerta máximo, atuando de forma integrada com os municípios para minimizar riscos e assegurar a segurança da população enquanto persistirem as condições de instabilidade climática.
The post Volume de chuva supera a média mensal e governo do Estado intensifica monitoramento no Acre appeared first on Noticias do Acre .