
Com a proximidade das festas de fim de ano, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) dá início, nesta semana, à Operação Boas Festas, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e garantir mais segurança na hora da realização das compras de fim de ano. A ação segue até o dia 24 de dezembro nos principais pontos comerciais da capital e das regionais do interior do estado.

De acordo com a presidente do Procon, Alana Albuquerque, a operação é realizada anualmente e busca harmonizar as relações de consumo, beneficiando tanto consumidores quanto fornecedores.
“A operação propicia, preventivamente, um mercado com relações de consumo mais justas e equilibradas. Durante a fiscalização, os nossos agentes verificam diversos aspectos, como a disponibilização do CDC nos estabelecimentos, informações claras e visíveis sobre preços, formas e condições de pagamento, veracidade de promoções e descontos anunciados, políticas de troca devidamente informadas ao consumidor, o cumprimento das normas de pesagem, medição de produtos e certificação do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia [Inmetro], entre outras situações”, destacou.
A ação é realizada em parceria com o Instituto de Pesas e Medidas do Estado do Acre (Ipem/AC), órgão delegado do Inmetro, por meio do Programa Governamental Rota da Qualidade, garantindo que os produtos comercializados estejam de acordo com os padrões exigidos.

“Nosso objetivo é proteger o consumidor e promover relações de consumo cada vez mais justas e equilibradas. A Operação Boas Festas reforça esse compromisso em prevenir irregularidades, orientar a população sobre os seus direitos e garantir que as compras de fim de ano se deem de forma segura, consciente e sem prejuízos futuros”, ressaltou Alana.
Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon por meio dos seguintes canais: 3223-7000, o disk denúncia é 151, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h30 ou pelo email procon@acre.gov.br ou acessando o site, a plataforma consumidor.gov.br que é um canal específico para o registro de reclamação.
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