Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Acre realiza simulado de preparação e resposta a desastres naturais nos 22 municípios neste sábado

O governo do Acre realizará neste sábado, 13, um simulado de preparação e resposta a desastres naturais que, pela primeira vez, envolverá simultane...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
11/12/2025 às 16h43
Acre realiza simulado de preparação e resposta a desastres naturais nos 22 municípios neste sábado
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Acre realizará neste sábado, 13, um simulado de preparação e resposta a desastres naturais que, pela primeira vez, envolverá simultaneamente os 22 municípios do estado. A atividade ocorrerá das 8h às 10h, com o início oficial marcado pelo disparo da coordenação estadual, que acionará todas as defesas civis municipais ao mesmo tempo e enviará um alerta de risco diretamente para os celulares da população.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O objetivo da atividade é verificar e aprimorar a eficiência dos procedimentos operacionais e do sistema de alertas à população, sob coordenação da Defesa Civil estadual. A atividade integra o esforço contínuo de aprimoramento da gestão de riscos no Acre, assegurando que os municípios e seus moradores estejam aptos a enfrentar situações de emergência.

Simulado será liderado pela Defesa Civil do Estado. Foto: Alice Leão/Secom
Simulado será liderado pela Defesa Civil do Estado. Foto: Alice Leão/Secom

O treinamento irá reproduzir situações de chuvas fortes, enchentes, enxurradas, alagamentos e ventos intensos com queda de árvores, permitindo a aplicação prática de todos os protocolos definidos nos Planos Municipais de Contingência. A ação envolverá ainda equipes do Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), serviços de infraestrutura urbana, Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu), secretarias municipais e demais instituições parceiras.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Carlos Batista, à medida que o período do inverno amazônico se aproxima, torna-se ainda mais essencial que as forças de segurança estejam preparadas para agir diante de possíveis eventos extremos relacionados ao meio ambiente, que possam colocar vidas em risco.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Quando treinamos juntos, fortalecemos nossa capacidade de salvar vidas. Esse exercício permite identificar nossos pontos fortes, corrigir as fragilidades e garantir que, diante de uma ocorrência real, possamos atuar de forma rápida, organizada e eficiente”, observa.

Coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, fala sobre os cuidados que a população precisa ter em período de chuvas. Foto: Alice Leão/Secom
Coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, fala sobre os cuidados que a população precisa ter em período de chuvas. Foto: Alice Leão/Secom

Emissão de alertas

A Plataforma Idap [Interface de Divulgação de Alertas Públicos] é uma ferramenta nacional administrada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e será utilizada no simulado. Por meio dela, os agentes de Defesa Civil podem cadastrar alertas de desastres, definir áreas de abrangência, emitir avisos de inundações, enxurradas, deslizamentos, vendavais e temporais, além de acionar o sistema de transmissão para dispositivos móveis por meio da tecnologia Cell Broadcast.

No momento da simulação, um alerta de teste será emitido pelo Idap e transmitido via tecnologia Cell Broadcast, alcançando imediatamente os moradores dos municípios acreanos. A mensagem informará que se trata de um exercício e trará orientações de autoproteção. Essa dinâmica possibilita avaliar, de forma precisa, a velocidade, o alcance e a eficácia do sistema de alertas.

Durante o simulado, um alerta de desastre será emitido aos celulares nos 22 municípios. Foto: Alice Leão/Secom
Durante o simulado, um alerta de desastre será emitido aos celulares nos 22 municípios. Foto: Alice Leão/Secom

“Esse simulado também tem uma função essencial de proteção, pois vai familiarizar as pessoas com os procedimentos de emergência, com os alertas enviados aos celulares e com as medidas de autoproteção. Quanto mais a população souber como agir, menores serão os riscos durante um desastre”, reforça Batista.

O Estado acompanhará todo o exercício em tempo real, analisando a capacidade de mobilização, a eficiência da comunicação, a rapidez de resposta e o desempenho operacional das equipes envolvidas. Ao término da operação, será elaborado um relatório técnico contendo a identificação dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria para cada município.

“Preparação salva vidas. Quanto mais treinamos, mais eficaz será nossa resposta em situações reais”, completa o coordenador Defesa Civil estadual.

The post Acre realiza simulado de preparação e resposta a desastres naturais nos 22 municípios neste sábado appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários