
A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) intensificou, em 2025, as ações voltadas à capacitação dos gestores e servidores municipais, reforçando o compromisso da entidade com a qualificação técnica das administrações locais. Ao longo do ano, 1.836 representantes de municípios participaram de um diversificado calendário de seminários técnicos, abrangendo diversos temas da administração pública.
Além dos seminários, a AMM também auxiliou os municípios com orientações técnicas em atendimentos presenciais, reuniões remotas, e assessoramentos especializados, visando à melhoria contínua das gestões municipais.
Durante as atividades de formação, os participantes esclareceram dúvidas, trocaram experiências, compartilharam boas práticas e fortaleceram, de forma colaborativa, a qualificação da gestão municipal.
As atividades contaram com a participação de prefeitos, secretários e equipes técnicas de todas as regiões do estado, que tiveram acesso a conteúdos atualizados, ferramentas de gestão e esclarecimentos sobre mudanças legais e operacionais que impactam diretamente o dia a dia das prefeituras.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou que as capacitações mantiveram os gestores e suas equipes em constante atualização, promovendo um ciclo contínuo de aprendizado. "Os resultados desse amplo programa de capacitação refletem-se no dia a dia da gestão municipal, com decisões mais acertadas, escolhas mais adequadas e uma busca constante pela melhoria administrativa", ressaltou.

Os seminários técnicos abordaram diversos assuntos, como Reforma Administrativa, Planejamento Orçamentário, Reforma Tributária, Receitas Públicas, Projetos e Obras Públicas, Plataforma Transferegov, Inteligência Artificial, eSocial, Gestão de Pessoas, entre outros.
Durante o ano, a AMM contou com uma ampla rede de parceiros para realizar as capacitações, incluindo o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o Tribunal de Justiça (TJ/MT), o Ministério Público de Contas (MPC-MT), o Governo de Mato Grosso, a Caixa Econômica Federal, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT), a Mútua-MT, o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária, entre outras instituições que apoiaram a realização dos eventos.

Comunicação mais ágil –Para ampliar a participação nos cursos e facilitar o atendimento de demandas, a AMM intensificou os canais de comunicação com os servidores em 2025. Foram criados grupos de WhatsApp com a participação de secretários de todas as pastas, garantindo maior agilidade, interação e resolução de problemas.