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No primeiro mês de funcionamento, novo pronto atendimento do HPS Platão Araújo atendeu mais de 8 mil pacientes

O local adota o modelo Fast Track, fluxo específico para os casos de baixa complexidade, reduzindo o tempo de espera...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
10/12/2025 às 14h27
No primeiro mês de funcionamento, novo pronto atendimento do HPS Platão Araújo atendeu mais de 8 mil pacientes
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

O local adota o modelo Fast Track, fluxo específico para os casos de baixa complexidade, reduzindo o tempo de espera

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Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto: Jeany Costa / SES-AM

O novo pronto atendimento do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), fechou o primeiro mês de funcionamento com mais de 8 mil pacientes assistidos e com reduzido tempo de espera. O local passou a adotar o modelo Fast Track, que conta com fluxo específico para os casos de baixa complexidade. O tempo médio de conclusão dos atendimentos tem sido de cerca de 2 horas.

No primeiro mês do novo pronto atendimento – de 22 de outubro a 22 de novembro de 2025 – foram realizados 19.959 exames em pacientes atendidos no local, sendo 15.440 laboratoriais, 2.859 tomografias, 890 eletrocardiogramas e 770 ultrassonografias.

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A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressalta que o novo pronto atendimento do HPS Platão Araújo tem conseguido garantir resolutividade aos casos com qualidade e agilidade. “Os pacientes que passam pelo Fast Track são assistidos com o médico indo até eles, num processo inovador, enquanto os mais graves seguem para os setores especializados do hospital, garantindo que ambos recebam o tratamento adequado, reduzindo o tempo de espera”, afirmou.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
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Fotos: Jeany Costa / SES-AM

Na avaliação do diretor geral do HPS Platão Araújo, Juliano Botero, o pronto atendimento tem alcançado resultados bastantes satisfatórios. “Toda a equipe de assistência foi treinada para seguir os novos modelos de atendimento e isso tem feito com que os pacientes sejam atendidos com a máxima qualidade”, disse.

Funcionamento

No Fast Track, o atendimento aos pacientes classificados como azul ou verde, que são os casos de baixa complexidade, ganha mais agilidade, seguindo por um fluxo simplificado. O paciente passa pela triagem, é atendido por um médico e, se necessário, recebe medicação e alta diretamente na área de pronto atendimento, sem passar pelas demais etapas hospitalares.

Para os casos mais complexos, o paciente passa pela triagem e é encaminhado para as salas laranja (urgente) e amarela (grave). Ali, passa por monitoramento, exames complementares e observação clínica, antes da definição sobre alta ou internação.

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