
Quem passa diariamente pelo cruzamento da Avenida Engenheiro Anysio da Rocha Compasso, conhecida como Estrada da Penal, com a Avenida Imigrantes sabe muito bem o problema: filas extensas, trânsito lento e muita reclamação. A situação é antiga e segundo a Prefeitura de Porto Velho, está prestes a mudar.
Nesta terça-feira (10), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, anunciou intervenções para reorganizar o fluxo de veículos em toda a região. “Aqui na Penal com Imigrantes, todo dia é fila e muita demora. É uma reclamação antiga de quem passa aqui. Mas isso vai acabar. Nós vamos reorganizar a sinalização de toda essa área para melhorar a mobilidade e dar mais segurança”, afirmou o prefeito.
Entre as mudanças anunciadas pela prefeitura, está a implantação de direitas livres para agilizar o tráfego nos dois sentidos:

E para quem vem do Centro em direção à avenida Imigrantes.
Outra novidade é a introdução de uma tecnologia nunca antes utilizada em Porto Velho: os cilindros balizadores. É um dispositivo vertical utilizado para organizar o fluxo de veículos e delimitar áreas específicas das vias. Ele funciona como uma barreira visual que orienta motoristas, evitando conversões irregulares, invasão de faixas e conflitos entre trajetos. Por ser refletivo e bem visível, melhora a segurança em cruzamentos, rotatórias, áreas de transição e pontos de grande movimentação, ajudando a ordenar o trânsito sem a necessidade de estruturas rígidas ou obras complexas.
A expectativa da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran) é de que as intervenções reduzam significativamente o tempo de deslocamento e eliminem os pontos de retenção que há anos prejudicam quem circula por essa região do bairro Aponiã.
As intervenções já começam devem seguir pelos próximos dias.
“Já realizamos algumas mudanças no cruzamento, como por exemplo, a pintura de sinalização e vamos também fazer a reprogramação dos semáforos. O cilindro balizador organiza o fluxo, reduz conflitos entre veículos e traz mais segurança para motoristas e pedestres e que não tinha na cidade e devemos colocar em outros pontos também”, explicou o secretário da Semtran, Iremar Torres.
Texto:André Oliveira
Fotos:José Carlos
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)