
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), participa do 1º Congresso de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Acre (Ifac), que começou nesta terça-feira, 9, e segue até quinta-feira, 11, na Reitoria da instituição em Rio Branco. Durante três dias, equipes da pasta estadual destacam a plataforma do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (ECTI-AC) e as diversas políticas públicas desenvolvidas pelo Executivo nos setores.
Com o tema “Inteligência Artificial e Mudanças Climáticas: Soluções Inclusivas para um Planeta em Transformação”, o evento conta com palestras, oficinas, debates, exposições tecnológicas e mais de 400 trabalhos científicos nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias, Saúde, Agrárias, Humanas, Sociais, Linguística e Artes dos alunos da instituição.
A integração entre governo, academia e sociedade reafirma o compromisso com a agenda de inovação consistente alinhada às transformações globais e ao desenvolvimento sustentável a partir da inclusão das pessoas na área.
A Seict leva ao evento a exposição das ações realizadas pelo órgão para fortalecer as três áreas em todo o estado, demonstrações de realidade virtual com a utilização de óculos pelo público presente, jogos eletrônicos para explicar como eles oferecem novas possibilidades de trabalho à juventude e explicações técnicas sobre a plataforma que articula os atores do ECTI-AC. A iniciativa reforça o avanço do Acre em indicadores como rankings de inovação e ambiente digital .

Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita destacou que a presença do Estado no Congresso fortalece os setores aproximando-os da sociedade. “O Acre vive uma ascensão na Ciência, Tecnologia e Inovação, fruto de políticas públicas e trabalho conjunto com várias instituições. O ECTI-AC integra todos os atores no mesmo ambiente digital, estimulando conexões e novas oportunidades. Eventos como este ampliam esse movimento e consolidam o estado como referência”, falou ele.
Fábio Storch, reitor do Ifac, enfatizou que a edição deste ano consolida a ação como o maior espaço de difusão científica no estado. “Celebramos 10 anos de um evento que traduz o que produzimos em ensino, pesquisa e extensão. A parceria com o governo reafirma o compromisso de formar com qualidade, Ciência e Tecnologia. Temos resultados concretos em Inovação quando temas como inteligência artificial e mudanças climáticas exigem respostas científicas consistentes.”
Para a diretora de Tecnologia da Seict, Priscila Messias, aproximar as áreas do público é fundamental para ampliar o Ecossistema e estimular a economia criativa. “O objetivo é mostrar que inovação é acessível e tem impacto direto no desenvolvimento do Acre. Queremos que cada estudante e visitante conheça o Ecossistema de Inovação, entenda as oportunidades e se veja como protagonista, seja criando startups, seja participando de projetos tecnológicos importantes”, falou.

Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Ifac, Herika Montilha lembrou que a presença do governo reforça a construção conjunta do ambiente científico. “O Estado é um parceiro histórico, especialmente na política de Inovação. Celebrar 10 anos de congresso com a Seict aqui é reafirmar a hélice de política pública dentro do ecossistema. As palestras, mesas, exposições e atividades culturais mostram o que a instituição tem produzido e como a ciência está diretamente ligada à vida cotidiana, ao desenvolvimento e às soluções para temas urgentes.”
The post Governo destaca Ecossistema de Inovação e políticas públicas no 10º Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac appeared first on Noticias do Acre .