

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que os investimentos realizados pela gestão estadual, superiores a R$ 3,5 milhões, refletem o compromisso de boa gestão e atendimento eficiente ao cidadão. “O fortalecimento da Agero é fundamental para garantir que os serviços públicos em Rondônia sejam fiscalizados com independência, transparência e responsabilidade. Investimos em tecnologia, capacitação e infraestrutura para que a população receba serviços cada vez mais eficientes e seguros.”
FISCALIZAÇÃO E NOVOS MODELOS
Entre as ações de destaque de 2025, a Agero promoveu a forma democrática e transparente. Também intensificou as operações de Consulta Pública para a licitação do transporte intermunicipal, ampliando a participação popular e assegurando que o novo modelo seja construído e fiscalizado durante grandes eventos, como a Rondônia Rural Show, coibindo o transporte irregular e garantindo segurança aos usuários.
No setor de saneamento, a Agência atuou na inspeção dos sistemas municipais, verificando a qualidade do abastecimento de água e do tratamento de esgoto, além de acompanhar o cumprimento das metas do novo Marco do Saneamento .

A diretora-presidente da Agero, Silvia Lucas da Silva Dias, destacou que 2025 foi um ano de consolidação técnica e institucional. “Consolidamos uma gestão moderna, técnica e transparente. Nossas decisões são baseadas em dados, estudos e diálogo permanente. A Agero de hoje é uma instituição sólida, preparada para garantir serviços públicos de qualidade e promover o desenvolvimento sustentável de Rondônia”.
MODERNIZAÇÃO E PARCERIAS
Com a publicação das Instruções Normativas nº 01 e 02/2025, a Agência aprimorou seus controles internos e racionalizou o uso de recursos públicos. Além disso, investiu em consultorias técnicas, contratação de estagiários e modernização tecnológica, reforçando sua presença no interior com novas estruturas e a implantação da nova sede em Porto Velho.
O intercâmbio com outras agências reguladoras, como a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), também marcou o ano, permitindo o compartilhamento de boas práticas e o fortalecimento técnico da equipe rondoniense.
Fonte
Texto: Jane Carvalho
Fotos: Silvia Dias
Secom - Governo de Rondônia