
Com o objetivo de fortalecer a agricultura sustentável, promover o aprendizado e incentivar a integração entre as instituições e comunidade local, o governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou o terceiro Encontro da Rede de Sementes do Acre. O evento ocorreu nos dias 8 e 9, no auditório do Hotel Sesc, em Cruzeiro do Sul, reunindo coletores, instituições parceiras e profissionais envolvidos na produção e conservação de sementes nativas.

A diretora técnica da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Suelen Marina Farias, destacou o objetivo do evento para as comunidades.
“A intenção é, portanto, integrar a comunidade local com os conhecimentos técnicos externos, abordando a cadeia produtiva da rede de sementes do estado. Para isso, trouxemos palestrantes renomados nacionalmente, com o intuito de apresentar o trabalho que é realizado em outras localidades, compartilhar casos de sucesso e promover uma troca de experiências. Desta forma, buscamos unir os conhecimentos tradicionais locais com o conhecimento técnico de especialistas de outras regiões. O evento oferece rodadas de conversas, minicursos e palestras, culminando na definição dos próximos passos para o fortalecimento da rede de sementes do estado”, informou Marina.
O encontro de dois dias reúne teoria e prática sobre o manuseio de sementes. “Na quinta-feira, foram realizadas palestras teóricas; nesta sexta, dia 9, acontecem quatro minicursos que abordam da coleta ao beneficiamento de sementes florestais. A programação inclui ainda uma atividade prática na Universidade Federal do Acre, onde os participantes aprendem a coletar, manusear e armazenar sementes, levando esse conhecimento para suas comunidades como multiplicadores”, destacou.

O coordenador do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL) no Acre, Ítalo Ferreira, destacou que o ASL Brasil, em parceria com a Funtac, desenvolve ações na região voltadas à produção sustentável de sementes. O ASL Brasil é financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente.
“No Acre, o projeto conta com apoio da Sema e da Funtac, que oferecem suporte técnico. Desde 2018, atua alinhado ao Programa de Regularização Ambiental, fortalecendo a rede de sementes e promovendo a restauração florestal em áreas degradadas e com passivos ambientais. Este encontro busca consolidar a participação dos coletores, criando um cadastro de produtores e permitindo avançar na regularização de áreas embargadas e na execução de projetos de restauração, contribuindo para a meta nacional de recuperar 12 milhões de hectares prevista no Planaveg e no Acordo de Paris”, disse Ferreira.

O encontro reuniu especialistas da cadeia de florestas nativas, além de representantes de órgãos públicos, ONGs, instituições de pesquisa e da sociedade civil. A proposta central foi fortalecer o mercado de sementes nativas e ampliar as ações de conservação e recuperação da biodiversidade no Acre.

A programação incluiu atividades práticas e debates técnicos voltados à produção, ao compartilhamento e ao uso de saberes tradicionais e científicos, sempre pautados pela responsabilidade socioambiental.

Para a gestora da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) no Juruá, Claudia Lima, o evento fortalece a integração entre instituições em benefício da sociedade e do meio ambiente. “A Sema atua em parceria com a Funtac e outros projetos de intervenção, e este encontro reforça esse compromisso. A secretaria destaca a importância da cooperação entre instituições e comunidade para fortalecer ações sustentáveis. É também uma oportunidade de reafirmar o compromisso do governo do Estado em promover um Acre mais sustentável e apoiar iniciativas que garantem a preservação ambiental”, destacou.

Com iniciativas que integram formação, pesquisa e participação comunitária, o encontro reforça o compromisso das instituições envolvidas em ampliar a produção sustentável de sementes no Acre. A expectativa é que os conhecimentos compartilhados impulsionem novas ações de restauração ambiental e fortaleçam a cadeia produtiva no estado, contribuindo para a construção de um futuro mais equilibrado e sustentável.
The post Governo realiza 3º Encontro da Rede de Sementes do Acre e amplia iniciativas ambientais no Juruá appeared first on Noticias do Acre .