
Em fase de alfabetização, os 168 alunos que estão no Programa Muxirum apresentaram o que estão aprendendo durante a Mostra Pedagógica realizada na noite desta segunda-feira (8 de dezembro), na escola Municipal São Domingos.
A mostra girou em torno do tema “Receitas”, com direito a degustação de delícias que ajudaram a turminha a mergulhar no mundo da alfabetização. Ao todo, 14 turmas integraram o Muxirum neste ano, realizado pela Prefeitura de Sorriso, via Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Governo do Estado.
Com o lema “Sempre é tempo de aprender”, o projeto busca garantir o acesso à leitura e à escrita, promovendo inclusão social e ampliando as oportunidades de vida dos participantes. As aulas são 100% gratuitas, realizadas no período noturno, em unidades escolares localizadas próximas aos bairros com maior demanda.
“O desenvolvimento dos alunos atendidos pelo Projeto Muxirum tem apresentado resultados significativos, especialmente entre aqueles que se encontram na fase inicial de alfabetização”, avalia a secretária municipal de Educação, Adriana Reichert Palú, complementando que é observável o avanço constante na aquisição das habilidades de leitura, escrita e compreensão textual, fruto do empenho dos educadores e da participação ativa dos estudantes nas atividades propostas.
Coordenadora do programa no Município, Beatriz Becker, afirma que “como educadora, vejo a proposta do Muxirum como uma iniciativa extremamente significativa para a aprendizagem e para a transformação social”, acrescentando que o programa resgata valores comunitários, acolhe diferentes trajetórias de vida e oferece aos estudantes a oportunidade de avançar em sua alfabetização de forma humanizada, respeitando seus ritmos, suas histórias e suas necessidades.
“Há ainda um sentimento de gratidão, por poder participar de um processo tão significativo, que devolve ao adulto a autonomia, a voz e o direito de aprender”, destaca Beatriz, reforçando que ver um adulto alfabetizado é perceber a educação cumprindo sua função mais bonita. “Transformar realidades, fortalecer identidades e reacender sonhos que estavam adormecidos”, expõe a educadora.
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Reginaldo de Souza
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).