
A noite de quarta-feira, 3, foi marcada por emoção, memória e celebração no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac). Uma turma de formandos do curso de Jornalismo prestou homenagem à servidora do governo do Acre e radialista Nilda Dantas, adotando oficialmente o nome “Prodígios de Nilda Dantas Pires”. O gesto simboliza não apenas reconhecimento, mas a profunda admiração por uma das maiores vozes da comunicação acreana.

Considerada a “Rainha do rádio acreano”, Nilda Dantas construiu uma trajetória de décadas conduzida por coragem, disciplina e amor pela comunicação. Sua voz, amplamente reconhecida no estado, conquistou gerações e se consolidou como referência, especialmente para mulheres que sonhavam em ocupar microfones e espaços de liderança no jornalismo radiofônico.
Em sua fala, Nilda agradeceu a homenagem e relembrou o início de sua trajetória na comunicação. “Ao longo da minha jornada como comunicadora, recebi até aqui muitas homenagens. Essa que acabei de receber de vocês é uma das mais significativas, porque no ato da formatura da turma chorei algumas vezes lembrando do meu pai, que me conduzia às quatro da manhã para estagiar na rádio Novo Andirá, onde dei os primeiros passos. Essa turma de 2025 enfrentou também muitos desafios, mas concluiu com grandeza a primeira parte desse sonho que é a formação.”

Para a secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, o reconhecimento à rainha do rádio foi merecido. “A Difusora Acreana faz parte do cotidiano de quem ouve rádio no Acre há oito décadas. A história da Nilda Dantas e da rádio estão muito ligadas uma a outra em pelo menos metade desse período, pois a Nilda trabalha desde 1971 na Difusora, levando informação e entretenimento a ouvintes dos locais mais distantes do nosso estado”, destacou.
A oradora da turma, Abigail Sunamita, celebrou a relevância da homenageada, destacando a força simbólica e profissional que seu nome carrega. “Sua história de vida e dedicação à comunicação no Acre serve como um poderoso farol para o nosso futuro, Nilda personifica a força, a autenticidade e a voz que o Jornalismo precisa ter. Honrar seu nome representa muito, e que através do seu exemplo possamos exercer a nossa profissão com a mesma paixão, ética e compromisso social que você demonstrou ao longo de sua brilhante trajetória.”
A escolha do nome “Prodígios de Nilda Dantas Pires” sintetiza o que a turma buscou representar: força, ética, representatividade, compromisso social e orgulho pela comunicação acreana. Mais do que uma homenagem, o gesto reafirma a responsabilidade dos novos profissionais em manter vivo o legado de uma mulher que transformou a rádio local e abriu caminhos para tantas outras.

Entre os formandos, o sentimento coletivo era de orgulho e pertencimento. A estudante Gabrielly Martins ressaltou a representatividade de carregar o nome de Nilda. “Para mim, como uma mulher negra, é ainda mais significativo poder homenagear essa mulher que é uma profissional de excelência, uma referência no radiojornalismo é um ser humano de muita luz. Levar o nome dela em um momento tão especial como a graduação é marcante e simbólico, porque mostra que temos o compromisso de honrar um legado vivo e de impacto, como o da Nilda.”
Por fim, formandos e homenageada celebraram juntos não apenas o fim de um ciclo, mas a continuidade de um legado que segue inspirando e guiando novas gerações, um legado que agora passa a ser carregado, oficialmente, por mais uma turma de jornalistas acreanos.
The post Em cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, servidora do governo do Acre recebe homenagem de alunos da Ufac appeared first on Noticias do Acre .