
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na manhã desta sexta-feira (5), sessão especial, requerida pelo deputado Valmir Moretto (Republicanos), para entrega de moções de aplausos a diretores e servidores do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac).
A homenagem reconhece o trabalho essencial da instituição, que é referência estadual no atendimento e na reabilitação de pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de ser responsável pela concessão de órteses, próteses e diversos equipamentos de apoio.
O Cridac atende moradores de 142 municípios do estado, prestando serviços que vão desde fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional até a educação física e acompanhamento pedagógico, formando equipe multidisciplinar, com foco na inclusão social.
O deputado Valmir Moretto ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Cridac e o cuidado com milhares de famílias mato-grossenses que buscam tratamento de saúde com profissionais multidisciplinares.
“Nada mais justo do que a Assembleia Legislativa reconhecer esses profissionais que devolvem qualidade de vida e dignidade a pessoas que, muitas vezes, chegam ao Cridac sem condições financeiras, sem perspectivas e buscando sua última chance de melhorar. São servidores que enfrentam histórias emocionantes todos os dias, que lidam com dor, com fragilidade, e ainda assim oferecem força, acolhimento e reabilitação. Precisamos valorizar esse time, garantir orçamento adequado e condições de trabalho dignas. Parabenizo cada um que faz do Cridac um espaço de cuidado e transformação na vida dos cidadãos de Mato Grosso”, afirmou o deputado.
Moretto também destacou que o Cridac vai além da reabilitação física e do fornecimento de próteses e aparelhos auditivos. A equipe também atua na articulação de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando o compromisso social da instituição.
De acordo com o coordenador técnico da unidade, Dácio Augusto Moreira da Silva, somente na área de concessão de equipamentos o Cridac distribui, em média, 30 cadeiras de rodas por dia, além de próteses, órteses, cadeiras de banho, malhas compressivas e outros itens fundamentais para garantir mobilidade, dignidade e segurança aos pacientes.
A diretora Suely Curvo destacou ainda que muitos servidores dedicam mais de três décadas ao atendimento direto da população e recebem, pela primeira vez, um reconhecimento institucional dessa dimensão. “É emocionante ver o brilho nos olhos dos profissionais. Muitos estão aqui há 30 anos e nunca tinham sido homenageados. Esse momento fica guardado para sempre”, afirmou.