
Com direito a urnas eletrônicas, voto secreto e mobilização estudantil, alunos de 24 escolas da rede pública do Acre, escolheram os representantes que atuarão na 4ª edição do Programa Jovem Parlamentar Acreano (PJPA), nesta sexta-feira, 5.

De acordo com a chefe da Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis da Secretaria de Educação e Cultura (SEE), Euresty Abreu, a experiência é completa e transforma a relação dos estudantes com a política.
“Hoje nós estamos fazendo a eleição para o Programa Jovem Parlamentar Acreano. Os nossos alunos vão ter a vivência, por quatro meses, como deputados na Assembleia, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Aqui estamos utilizando urnas eletrônicas, e nos outros municípios, cédulas. É um evento de grande importância, porque promove o protagonismo juvenil e a cidadania”, explicou.

Na Escola Jovem Boa União, em Rio Branco, 388 estudantes participaram da votação. Para muitos, foi o primeiro contato com a urna. A aluna Vitória Ripardo, 16 anos, do 1º ano, destacou a relevância da escolha.
“Eu acho legal, né? Porque eles podem trazer várias oportunidades pra gente, melhorias pra nossa escola. É a primeira vez que eu voto, só votaria ano que vem na vida real. Estou achando uma experiência legal, porque a gente pode escolher alguém para representar a nossa escola”, disse.

O estudante Célio Renan de Carvalho, também de 16 anos, reforçou o sentimento de orgulho e expectativa pela participação. “É uma coisa muito boa, tanto para os alunos quanto para a escola. Mostra que a nossa escola tem força, que os alunos, mesmo de um bairro periférico, levam o nome da escola pra frente. Eu espero que nossa representante traga um projeto bom, que ajude os alunos e a escola”, afirmou.

Para a coordenadora de Ensino da escola, Leylane Gomes, envolver os jovens no processo eleitoral é um passo essencial para a formação cidadã. “É uma satisfação enorme receber o Jovem Parlamentar na escola. Nosso processo começou com a seleção de redações, depois com a escolha das candidatas. As meninas se envolveram, ficaram nervosas no início, mas se dedicaram muito”, destacou.
O Programa Jovem Parlamentar Acreano é realizado pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), por meio da Escola do Legislativo Deputado Edson Cadaxo (ELA), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) e com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE). A iniciativa promove a vivência do processo legislativo e fortalece o protagonismo juvenil, aproximando a escola do exercício real da cidadania.

A edição deste ano reúne candidatos de 17 municípios: Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Senador Guiomard e Tarauacá.
A vivência parlamentar em 2026 terá duração de quatro meses. Nesse período, os jovens participarão de sessões simuladas, cursos de formação, oficinas e debates orientados pela Escola do Legislativo. Para garantir igualdade de participação, estudantes de municípios mais distantes, como Jordão, por exemplo, são levados a Rio Branco pela SEE, com hospedagem e alimentação asseguradas.
The post Estudantes elegem representantes para o Programa Jovem Parlamentar Acreano appeared first on Noticias do Acre .