
Em um cenário em que o equilíbrio das contas públicas se torna cada vez mais determinante para a continuidade de políticas sociais e investimentos estruturantes, o governo do Acre tem buscado fortalecer a capacidade técnica dos órgãos responsáveis pela gestão fiscal. Diante da complexidade das normas contábeis e da necessidade de garantir transparência e eficiência na aplicação dos recursos, iniciativas de capacitação tornaram-se peça-chave para aprimorar processos e assegurar a integridade das informações que orientam decisões estratégicas do Estado.
Com esse propósito, a Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz) promove o Curso Prático de Execução Orçamentária, Financeira e Patrimonial, voltado a servidores que atuam nas áreas orçamentária, financeira, contábil, patrimonial e de controle interno. A capacitação, que se encerra nessa sexta-feira, 5, teve início na quinta, 4.

A formação tem como base o Decreto de Encerramento do Exercício e o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), em sua 11ª edição.
A iniciativa busca fortalecer a gestão fiscal, ao aprimorar as competências técnicas dos profissionais responsáveis pela execução e pelo controle das finanças públicas. O objetivo é assegurar o cumprimento das normas e procedimentos do MCASP, contribuindo para a padronização das práticas, a transparência das informações e a eficiência na administração pública.
O curso está sendo ministrado por José Luiz Barreto, mestre e doutorando em Administração Pública, contador com mais de 40 anos de experiência no setor público e atual assessor especial/contador-geral substituto da Contadoria-Geral do Distrito Federal. Com especializações em Contabilidade Pública, Controladoria, Auditoria, Perícia e Metodologia do Ensino Superior, Barreto é reconhecido pela atuação na implantação de sistemas financeiros governamentais e na capacitação de profissionais.
“É um curso inovador, disruptivo e fundamental para a melhoria da qualidade das informações que o setor público vai entregar”, destaca o ministrante.

A formação reúne mais de 55 participantes, entre servidores e colaboradores de diversas secretarias, órgãos e autarquias estaduais. A ação é idealizada pelas diretorias de Contabilidade-Geral e de Planejamento Orçamentário da Sefaz.
Para o diretor de Contabilidade-Geral do Estado, Eduardo Maia, a capacitação representa um avanço importante para o alinhamento das práticas em toda a administração pública. “O curso visa promover um alinhamento técnico dos procedimentos e tem a participação de todos os órgãos da administração direta e indireta do Estado. Ao todo são 58 entidades, e o principal objetivo é alinhar as estratégias e conhecimentos para o encerramento do exercício de 2025”, explica.
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