
Com o objetivo de aperfeiçoar os profissionais do sistema prisional, o governo de Rondônia promoveu mais uma etapa de capacitação em armamento e tiro para policiais penais do estado. Na quinta-feira (4), no Estande de Tiro do Centro de Treino da Polícia Penal Thiago Alfaia dos Santos, em Porto Velho, foi realizado o Curso de Armamento e Tiro com Carabina CTT.40, destinado à qualificação dos servidores que atuam diretamente com equipamentos bélicos.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Escola Estadual de Serviços Penais (ESEP), conduziu a formação, que tem como base o desenvolvimento de habilidades de segurança e precisão técnica, especialmente em situações de risco que envolvem custodiar, escoltar e garantir a integridade física de internos, servidores e da sociedade. A capacitação foi ministrada pelos policiais penais, Fabrício Augusto Oliveira e Valdomiro Silvino de Melo e integra o processo contínuo de profissionalização promovido pela ESEP.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os cursos oferecidos pelo estado ampliam a capacidade técnica e prática dos profissionais, garantindo serviços de excelência à sociedade.
O secretário de Estado da Justiça, Marcus Rito, destacou que a capacitação dos profissionais do sistema penitenciário reforça o compromisso da Sejus com a valorização da categoria e o aprimoramento das práticas de segurança. “Investir em formação contínua significa fortalecer a atuação no ambiente prisional, garantindo mais eficiência e segurança em cada procedimento”.

O curso capacita os policiais penais para o manuseio seguro e eficiente da Carabina CTT .40, abordando desde a verificação inicial do armamento até seu armazenamento adequado. A formação contempla conteúdos técnicos como nomenclatura, funcionalidades das peças, além de procedimentos de desmontagem e montagem.
Na etapa prática, os participaram de treinamentos que simulam situações de curta, média e longa distância, semelhantes às enfrentadas no ambiente prisional. São desenvolvidas técnicas de recarga (administrativa, emergencial e tática), posições de tiro, uso de coberturas e barricadas, deslocamentos operacionais e solução de panes, assegurando atuação precisa e segura.
Principais tópicos:
– Regras de segurança
– Nomenclatura e funcionalidades das peças
– Desmontagem e montagem
– Fundamentos do tiro
– Posições e técnicas de tiro
– Técnicas de recarga (administrativa, emergencial e tática)
– Técnicas de deslocamento
– Uso de coberturas e barricadas
– Solução de panes
Fonte
Texto: Allen Henrique Tavares sob supervisão de Taiana Mendonça
Fotos: Lara Santos
Secom - Governo de Rondônia