Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Acre participa de novas negociações Brasil–Alemanha e apresenta avanços do Programa REM em agenda de cooperação internacional

A convite do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), integra a deleg...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
05/12/2025 às 10h28
Acre participa de novas negociações Brasil–Alemanha e apresenta avanços do Programa REM em agenda de cooperação internacional
Foto: Reprodução/Secom Acre

A convite do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), integra a delegação brasileira na reunião de negociações intergovernamentais Brasil–Alemanha sobre cooperação técnica e financeira, que teve início nesta quinta-feira, 4, em Brasília (DF).

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O encontro focou na revisão da carteira atual de projetos financiados pelo banco alemão KfW e no alinhamento de novas iniciativas de cooperação. O MRE e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) coordenam conjuntamente a formulação dos projetos técnicos e financeiros que integram a parceria bilateral.

Negociações Brasil–Alemanha na área ambiental contam com a participação do Acre. Foto: Wesley Moraes/Repac
Negociações Brasil–Alemanha na área ambiental contam com a participação do Acre. Foto: Wesley Moraes/Repac

O governo acreano apresentou durante a rodada de negociações os resultados provenientes do Programa REM Acre – REDD+ Early Movers, reconhecido internacionalmente como um dos modelos mais consolidados de incentivo à conservação de florestas. O estado foi o primeiro no mundo escolhido pelos governos da Alemanha e do Reino Unido, para receber recursos destinados à preservação ambiental e ao fortalecimento da economia sustentável.

Atualmente em sua fase II, o programa conta com 30 milhões de euros (10 milhões do governo alemão e 17,8 milhões do governo britânico) destinados a ações em todo o estado. Desse total, 70% dos recursos são aplicados diretamente em comunidades locais, povos indígenas, agricultores familiares, extrativistas e produtores rurais, enquanto 30% fortalecem políticas públicas de gestão florestal, REDD+ e monitoramento ambiental.

Continua após a publicidade
Anúncio
Estado foi representado pela secretária adjunta de Meio Ambiente, Renata Sousa. Foto: Wesley Moraes/Repac
Estado foi representado pela secretária adjunta de Meio Ambiente, Renata Sousa. Foto: Wesley Moraes/Repac

“Esta reunião é muito estratégica. Ela não apenas revisa a carteira atual de projetos, mas também abre portas para novas iniciativas que podem ampliar ainda mais o alcance das nossas políticas ambientais. O Acre tem resultados sólidos, transparência e responsabilidade, mostrando que sabe executar, que entrega e que está pronto para aprofundar parcerias que fazem diferença para o estado e para o planeta”, afirmou Renata Sousa, secretária adjunta de Meio Ambiente do Acre.

A participação do Acre nas negociações Brasil–Alemanha reforça o papel estratégico do estado como referência mundial em políticas públicas de conservação da floresta. A expectativa é que as discussões ampliem o portfólio de projetos financiados, consolidem avanços já alcançados e abram novas oportunidades de cooperação para o desenvolvimento sustentável nos próximos anos.

The post Acre participa de novas negociações Brasil–Alemanha e apresenta avanços do Programa REM em agenda de cooperação internacional appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários